Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Arlene Araújo Nogueira-
dc.creatorKatriny Alves de Aguiar-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:21:34Z-
dc.date.available2016-09-23T15:21:34Z-
dc.date.issued2012-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2810-
dc.description.resumoA música faz parte da vida da criança antes mesmo de seu nascimento, e a acompanha durante seu crescimento e desenvolvimento. A escola pode lançar mão deste recurso, estimulando a sensibilidade e a construção de conceitos na criança. O uso da Literatura Infantil, mais precisamente das canções infantis (cantigas de roda, de ninar e de brincar) se apresenta como um forte e significante recurso didático, constituindo uma alternativa metodológica para o ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, por meio de pesquisa teórico-empírica, baseada em referências da Literatura Infantil e da Educação, objetiva-se analisar os aspectos presentes na Literatura Infantil, a partir da utilização de canções infantis, destacando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais, bem como o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente. Para tanto, a abordagem técnica do trabalho de campo utilizará como instrumentos a observação participante e a entrevista, apresentando às crianças propostas metodológicas articulando a Literatura Infantil e o ensino de Ciências, a fim de verificar os limites e as possibilidades desta prática.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMétodos e Técnicaspt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2011pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências-
dc.subjectCanções Infantis-
dc.subjectAprendizagem-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantispt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPedagogiapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0059/2011-
dc.pibic.projetoA literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de Ciências: trabalhando como canções infantis-
dc.pibic.dtinicio2011-08-01-
dc.pibic.dtfim2012-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Katriny Alves de Aguiar.pdf408,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.