Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2816
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Compreendendo a Participação Juvenil no Discurso de Adolescentes de uma Escola Pública da Cidade de Manaus |
metadata.dc.creator: | Nedir Santana de Melo Cunha de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Iolete Ribeiro da Silva |
metadata.dc.description.resumo: | Nesta pesquisa será realizado um estudo sobre a compreensão de jovens e adolescentes de uma escola pública acerca da temática Participação. É uma pesquisa qualitativa e tem como paradigma teórico a Psicologia sócio-histórica que percebe o indivíduo em sua totalidade, articulando dialeticamente os aspectos externos com os internos, considerando a relação do sujeito com a sociedade a qual pertence. O objetivo geral da pesquisa é compreender a participação juvenil no discurso de adolescentes de uma escola pública da cidade de Manaus. São objetivos específicos, conhecer o cotidiano de adolescentes em uma escola pública de Manaus, tendo como foco os processos de Participação dos alunos; analisar o nível de compreensão do conceito de Participação por adolescentes, bem como a vinculação desse conceito a suas vivências; identificar a existência de espaços em que são promovidos a Participação Juvenil no contexto escolar e como se processa a dinâmica desses espaços; identificar o significado da participação concebido por alunos de uma escola da rede pública de ensino; levantar propostas direcionadas a estimular a participação ou o protagonismo na educação de adolescentes e jovens e; analisar essas propostas identificando seus objetivos e estratégias e possíveis articulações com os conceitos de participação juvenil. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados será através de entrevista semi-estruturada, audiogravadas, e analisadas através do método de análise de conteúdo. Os sujeitos participantes da pesquisa serão 30 adolescentes e jovens provenientes de escola pública da cidade de Manaus. Esta pesquisa, ao seu término, abre margem para se criar um espaço na escola, de reflexão crítica, onde se pensará como promover um ambiente de desenvolvimento da autonomia e participação social ou se isso já ocorre na escola. |
Keywords: | protagonismo/participação adolescentes estudantes |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Psicologia Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2011 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2816 |
Issue Date: | 31-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio_final_pibic_2012_nedir_Atual.pdf | 791,17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.