Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2818
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Perfil dos acadêmicos de Economia da UFAM e sua identificação com o Curso: uma abordagem qualitativa
metadata.dc.creator: Verônica Vieira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Andreia Brasil Santos
metadata.dc.description.resumo: O projeto de pesquisa tem o objetivo de avaliar o perfil dos discentes ingressantes no curso de ciências econômicas da UFAM, no período de 2009 a 2011, observando a sua identificação com o curso e com as características apresentadas no Projeto Político e Pedagógico do Curso. Para alcançar tal objetivo pretende-se analisar o contexto nacional dos cursos de graduação em economia no que diz respeito à demanda por vagas, taxas de evasão e retenção, número de graduados e comparar tal contexto com aquele verificado na UFAM. Em seguida, conhecer as características do corpo discente do curso de Ciências Econômicas da UFAM, através da aplicação de questionários e análise das informações coletadas. A pesquisa pode ser classificada como exploratória, e quanto aos meios como bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa de campo consistirá na aplicação de questionários aos discentes do curso de economia, com perguntas abertas e fechadas, podendo ser dividida em cinco etapas: 1.identificação dos participantes da pesquisa; 2.Apresentação do Termo de Consentimento aos participantes da pesquisa; 3. Teste do questionário para verificação da sua adequação e correções que forem necessárias; 4.Aplicação do questionário no segundo semestre de 2011 e 5.Repetição da aplicação do questionário no segundo semestre de 2012. Com esta pesquisa espera-se subsidiar o Departamento de Economia e Análise da FES/UFAM com informações sobre o seu corpo discente, para tomada de decisões sobre as suas estratégias de ação para o melhor desempenho do Curso nas avaliações internas e externas que são realizadas periodicamente.
Abstract: The aim of this study was to evaluate the profile of the students admitted to the course in Economic Sciences UFAM in the period from 2009 to 2011, noting their identification with the course and with the characteristics presented in pedagogical and political project. It was necessary to analyze the various forms of admission into higher education institutions in the country in order to identify possible difficulties faced by students that helped in some way, the lack of demand for the course. Therefore, studies on the programs of the MEC, in addition to literature review of various authors helped develop this scientific research. The application of questionnaires to assess the profile above among students Economics course of FES and their analysis concludes that research.
Keywords: Curso de Economia
Perfil dos Estudantes
UFAM
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ECONOMIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Economia e Análise
Faculdade de Estudos Sociais
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2818
Issue Date: 31-Jul-2012
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File SizeFormat 
PIB-SA-0069-2011_Veronica.pdf439,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.