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dc.contributor.advisor1Ana Cláudia Leal Vasconcelos-
dc.creatorDenys de Paula Almeida-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:21:38Z-
dc.date.available2016-09-23T15:21:38Z-
dc.date.issued2012-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2830-
dc.description.resumoPesquisas nacionais tem sinalizado para o crescimento de formas de adoecimento de professores. Uma pesquisa realizada em Belo Horizonte levantou que de 2001 a 2002, 84,2% dos servidores públicos de educação que foram afastados de seus cargos por motivos de saúde eram professores (GASPARINI; BARRETO; ASSUNÇÃO, 2005). Neste mesmo contexto, existe uma prevalência de 15,3% de afastamentos por transtornos mentais e comportamentais (TMC), sendo seguido por doenças do aparelho respiratório (DAR) e doenças do aparelho osteomuscular e do tecido conjuntivo (DAOTC) com 12,2% e 11,5% respectivamente (Idem). Outra pesquisa, realizada em João Pessoa/PB, traz uma situação similar; 16,8% dos afastamentos DCE professores foram feitos por razão de TMC, 13,8% por DAR e 13,6% por DAOTC (VASCONCELOS; NEVES, 2009). Outros estudos põem as doenças vocais como recorrentes nos quadros patológicos da profissão. Auad (2010), em pesquisa realizada no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Goiânia, confirmou que a classe mais acometida por problemas vocais é a de professores. Lawder (1999) afirma que é comum o surgimento de pólipos, nódulos, úlceras. Em levantamento feito na Bahia junto ao Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador, recorrendo-se a dados de 1991 a 2001, Porto et al (2005) coloca em 30% o número de casos de doenças da laringe e das cordas vocais. Entretanto, referindo-se ao contexto amazônico, não foram encontradas pesquisas desta natureza com professores. Pretende-se, portanto, nesta pesquisa, realizar um levantamento documental na Junta Médica do estado do Amazonas, objetivando construir um perfil epidemiológico a partir das patologias que tem acometido professores e implicado em afastamento das escolas públicas estaduais em Manaus. Nesse sentido, utilizar-se-á da abordagem quantitativa com um levantamento de dados secundários através de fichas clínicas da Junta Médica da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas SUSAM. Desses documentos serão investigadas as variáveis seguintes: sexo; idade; tempo na profissão; número de licenças deferidas; data das licenças; número de dias em licença; número de profissionais recorrentes; principais patologias; região geográfica das escolas de trabalhadores afastados. O estudo é de caráter transversal limitando-se às fichas clínicas do período de 1º de Janeiro a 31 de Dezembro de 2010. Após o período de levantamento dos dados documentais, será realizada análise estatística dos mesmos através dos softwares Statistical Package for the Social Sciences SPSS , Microsoft Word e Microsoft Excel, calculando-se os percentis, frequências, amplitudes e as médias de cada variável.pt_BR
dc.description.sponsorshipVoluntáriopt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2011pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores-
dc.subjectAdoecimento-
dc.subjectEscolas Públicas-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIApt_BR
dc.titlePerfil epidemiológico de professores de escolas públicas em Manaus, afastados mediante licenças médicas no ano de 2011pt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoPsicologia - Formação do Psicólogopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0091/2011-
dc.pibic.projetoPerfil epidemiológico de professores de escolas públicas em Manaus, afastados mediante licenças médicas no ano de 2011-
dc.pibic.dtinicio2011-08-01-
dc.pibic.dtfim2012-07-31-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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