Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2844
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Identificação de alunos com potencial para liderança ou superdotação em escola de nível fundamental/médio da rede pública em Manaus
metadata.dc.creator: Alessandro Sampaio Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Maria Alice D´Avila Becker
metadata.dc.description.resumo: O presente projeto destina-se a sensibilização de professores de escola pública do ensino fundamental/médio para que possam identificar os alunos líderes ou que apresentam potencial para altas habilidades ou superdotação.De acordo com o MEC, são considerados superdotados, educandos que apresentem notável desempenho e/ ou elevada potencialidade, nos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora. Depois de identificados esses alunos, poderão participar de grupos de estudos em programas especialmente projetados para desenvolverem seus interesses e assim preencherem seu potencial de aprendizagem, pois se esse potencial não for desenvolvido, muitas vezes ele pode se perder na fase adulta por falta de incentivo.
Keywords: Potencial para superdotação
Liderança
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Psicologia
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2844
Issue Date: 31-Jul-2012
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alessandro Sampaio Ribeiro.pdf1,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.