Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2845
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Contribuições de Reuven Feuerstein para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva |
metadata.dc.creator: | Suzana Barreto dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques |
metadata.dc.description.resumo: | A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil (2008) explicita que alunos com deficiência devem ser atendidos em escolas regulares, juntos a toda e qualquer clientela do ensino básico, com o apoio de salas de recursos que realizam o atendimento educacional especializado, tendo o professor da educação especial um papel importante neste ambiente de aprendizagem. Este deverá ser o mediador entre as necessidades educacionais requerida pelo aluno com deficiência e a aprendizagem propriamente dita. O estudo de Reuven Feuerstein possibilita que o professor possa desempenhar o papel de mediador na aprendizagem. A compreensão desta possibilitará ao professor a efetivação de um trabalho mais eficiente, melhorando o atendimento educacional de todos os alunos.Os alunos com deficiencia estão ingressando nas escolas regulares, exigindo adaptações arquitetônicas, adaptações curriculares e uma nova preparação dos profissionais da educação. O desafio docente foi ampliado para atender a todos aos alunos a partir da atenção as necessidades de aprendizagem individuais, independentemente de ser ou não deficiente. A teoria de Reuven Feuerstein evidencia o papel deste professor-mediador.Este mediador trabalha interagindo com o aprendiz estimulando suas funções cognitivas, organizando o pensamento e melhorando processos de aprendizagem, tanto das salas de recursos quanto das classes regulares. Neste sentido, justifica-se o presente estudo que visa contribuir com o atendimento educacional de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão e com a formação de professores. |
Keywords: | Aprendizagem mediada Inclusão educacional |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Métodos e Técnicas Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2011 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2845 |
Issue Date: | 31-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.