Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2845
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Contribuições de Reuven Feuerstein para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva
metadata.dc.creator: Suzana Barreto dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Maria do Perpétuo Socorro Duarte Marques
metadata.dc.description.resumo: A Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil (2008) explicita que alunos com deficiência devem ser atendidos em escolas regulares, juntos a toda e qualquer clientela do ensino básico, com o apoio de salas de recursos que realizam o atendimento educacional especializado, tendo o professor da educação especial um papel importante neste ambiente de aprendizagem. Este deverá ser o mediador entre as necessidades educacionais requerida pelo aluno com deficiência e a aprendizagem propriamente dita. O estudo de Reuven Feuerstein possibilita que o professor possa desempenhar o papel de mediador na aprendizagem. A compreensão desta possibilitará ao professor a efetivação de um trabalho mais eficiente, melhorando o atendimento educacional de todos os alunos.Os alunos com deficiencia estão ingressando nas escolas regulares, exigindo adaptações arquitetônicas, adaptações curriculares e uma nova preparação dos profissionais da educação. O desafio docente foi ampliado para atender a todos aos alunos a partir da atenção as necessidades de aprendizagem individuais, independentemente de ser ou não deficiente. A teoria de Reuven Feuerstein evidencia o papel deste professor-mediador.Este mediador trabalha interagindo com o aprendiz estimulando suas funções cognitivas, organizando o pensamento e melhorando processos de aprendizagem, tanto das salas de recursos quanto das classes regulares. Neste sentido, justifica-se o presente estudo que visa contribuir com o atendimento educacional de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão e com a formação de professores.
Keywords: Aprendizagem mediada
Inclusão educacional
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Métodos e Técnicas
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2845
Issue Date: 31-Jul-2012
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.