Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2856
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo da atividade antinociceptiva e antiinflamatória de frações biologicamente ativas de Aspidosperma nitidum Benth. Ex Mull. Arg.
Autor(a): William Nascimento Litaiff Nogueira
Orientador(a): Cinthya Iamille Frithz Brandão de Oliveira
Resumo: Desde os tempos antigos, os produtos naturais, em especial aqueles de origem vegetal, tem sido consistentemente, uma importante fonte de agentes terapêuticos. Atualmente, cerca de 25-30% de todas as drogas disponíveis no mercado farmacêutico são derivados de produtos naturais (plantas, micróbios e animais). Apesar de, nas últimas décadas, especialmente devido ao avanço da química combinatória, a investigação de produtos naturais pela indústria farmacêutica tem experimentado um declínio lento. Entretanto, evidências recentes deste mercado, mostram que as empresas tem investido em algumas doenças complexas, e que os produtos naturais continuam a representar uma fonte extremamente valiosa para a produção de novas formas químicas, pois apresentam estruturas privilegiadas, selecionadas por mecanismos que evoluíram durante milhões de anos (CALIXTO et al., 2005). A validação de plantas medicinais tem sido a busca dos farmacologistas a fim de propiciar uma estratégia alternativa na procura de novos agentes terapêuticos, com segurança, tanto para os profissionais quanto aos pacientes que deles usufruem (LAPA et al., 2002). Aspidospena nitidum, é uma planta utilizada popularmente como agente gastroprotetor e antiinflamatório, pelas comunidades tradicionais da região amazônica, sem no entanto, terem sido realizados estudos mais profundos quanto a estas atividades e seus efeitos tóxicos. Estudos preliminares, de nosso gruopo, já demoisntraram que a ação gastro protetora desta espécie apresentou efeito em modelos animais de indução de úlcera por etanol. A continuidade deste estudo virá colaborar com a finalização desta resposta e buscar os mecanismos pelos quais esta planta produz estes efeitos no organismo vivo.
Palavras-chave: Antinocicepção
Carapanauba
Camundongos
Anti-inflamatório
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2856
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
William Nascimento Litaiff Nogueira.pdf597,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.