Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2862
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Perfil epidemiológico dos pacientes portadores de carcinoma epidermóide de lábio e graduação histológica das lesões
Autor(a): Andréa dos Santos de Castro
Orientador(a): Tatiana Nayara Liborio Kimura
Resumo: No Brasil, existem diversos estudos regionais visando caracterizar o perfil do paciente acometido pelo carcinoma epidermóide de boca (CEB), contudo poucos estudos contemplam a região Norte. Tais estudos incluem não somente o carcinoma intra-oral como também o carcinoma epidermóide de lábio (CEL). No entanto, é interessante fazer distinção entre o câncer de boca intra-oral e o câncer de lábio, pois ambos os casos possuem etiopatogênese peculiar, sendo o primeiro relacionado, sobretudo ao fumo e o segundo, à radiação solar. O Estado do Amazonas, especificamente a cidade de Manaus, devido ao clima tropical favorece a exposição da população ao contato com os raios UVB. Nesse contexto, os lábios, por apresentarem uma fina camada epitelial, aliada a menor quantidade de melanina e menor secreção de conteúdo glandular, são mais facilmente afetados por essa radiação. Assim, faz-se necessária a obtenção de informações de qualidade acerca do modo de manifestação e sobrevida dos pacientes diagnosticados com CEL, possibilitando uma maior compreensão da doença, de suas principais características e fatores determinantes locais. Em um estudo de iniciação científica proposto por nossa equipe em 2010, foi dada ênfase ao carcinoma epidermóide intra-oral, no entanto, nosso objetivo atual é caracterizar o perfil de pacientes portadores de CEL atendidos na Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCECON), em Manaus, AM. Para tanto, serão coletadas informações epidemiológicas dos prontuários dos pacientes diagnosticados com CEL no período compreendido entre janeiro de 2005 e julho de 2010. Em seguida, blocos de parafina das lesões de CEL desses pacientes, serão submetidos a cortes histológicos em lâminas coradas com Hematoxilina e Eosina, para posterior graduação histológica, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde.
Palavras-chave: Carcinoma epidermóide de lábio
Epidemiologia
Graduação
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Patologia e Medicina Legal
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2862
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andréa dos Santos de Castro.pdf628,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.