Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2863
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Manifestações orais e achados histopatológicos de glândulas salivares menores de pacientes portadores de Síndrome de Sjögren
Autor(a): Elizângela Cristina Barbosa
Orientador(a): Tatiana Nayara Liborio Kimura
Resumo: A Síndrome de Sjogren (SSj) é uma desordem auto-imune, inflamatória, crônica e multissistêmica que envolve as glândulas exócrinas, em especial as salivares e lacrimais, com o consequente desenvolvimento de xerostomia e xeroftalmia. Sua etiologia, apesar de desconhecida, já foi relacionada a fatores genéticos, imunológicos, endócrinos e ambientais. As manifestações orais na SSj são decorrentes da xerostomia e incluem queimação oral, dificuldade em deglutir e falar, mucosite, disgeusia, ulcerações, infecções oportunistas, cárie dental, doença periodontal, tumefação das glândulas parótidas, perda de dentes, despapilação e fissuras linguais. O diagnóstico é dado por uma correlação entre as manifestações clínicas, os achados histópatologicos e os resultados de exames sorológicas, baseado no critério da classificação sugerido e revisado pelo Grupo de Consenso Americano- Europeu (American- European Consensus Group), em 2002. Neste sentido, torna-se imprescindível a realização de biópsia para confirmação da SS. Dessa maneira, este projeto tem por objetivo avaliar clinicamente as manifestações orais e as alterações histopatológicas das glândulas salivares menores de pacientes portadores de Síndrome de Sjögren, provenientes do Ambulatório Araújo Lima em parceria com a Ação Curricular de Extensão (ACE) intitulada Estomato: Prevenindo, diagnosticando, e tratando da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Adicionalmente, pretende-se ainda verificar a associação entre a gravidade da SS e a carga viral dos vírus Epstein Barr (EBV), citomegalovírus (CMV) e parvovirus B19, , em parceria com uma Dissertação de Mestrado pertencente ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências da Saúde.
Palavras-chave: Síndrome de Sjögren
Manifestações Orais
Xerostomia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Patologia e Medicina Legal
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2863
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elizângela Cristina Barbosa.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.