Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2868
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Análise das diferenças na estabilização ou controle do diabetes e níveis hormonais em mulheres diabéticas e diabéticas portadoras da Síndrome do ovário policístico
metadata.dc.creator: Marta Moura Franco da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Rosany Piccolotto Carvalho
metadata.dc.description.resumo: A Síndrome do ovário policístico (SOP) é um distúrbio endócrino-ginecológico caracterizado, principalmente, por anovulação crônica e hiperandrogenismo, que afeta 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva. Estudos recentes apontam a associação significativa entre a Síndrome do ovário policístico e a Síndrome Metabólica, também conhecida como resistência à insulina, o que nos leva a concluir que as mulheres portadoras da SOP apresentam maior risco de desenvolver intolerância à glicose, diabetes mellitus e doenças cardiovasculares. Além disso, dados confirmam que a resistência à insulina e a hiperinsulinemia estão envolvidas na secreção anormal de LH e na estimulação do aumento da expressão do gene CϒP17 e da atividade do citocromo P-450c-17α. Desse modo, o presente estudo aborda a possibilidade de haver diferenças na eficácia do tratamento no que diz respeito à estabilização ou controle do diabetes, níveis hormonais e Hemoglobina A1C entre mulheres diabéticas e mulheres diabéticas portadoras da SOP. Tal possibilidade será analisada através de exame laboratorial para verificação da dosagem hormonal em questão, ultrassonografia e acompanhamento do quadro clínico durante os meses de agosto de 2011 a março de 2012 no Ambulatório Araújo Lima.
Palabras clave : Ovário policístico
Resistência à insulina
Diabetes mellitu
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2011
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2868
Fecha de publicación : 31-jul-2012
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
R_F_S-29-2011-_Marta_Mourão.pdf922,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.