Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2871
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: AVALIAÇÃO DA CARDIOTOXICIDADE POR DOXORRUBICINA E SUA INFLUÊNCIA NA SOBREVIDA DE PACIENTES IDOSAS COM CÂNCER DE MAMA NA FCECON-AM
Autor(a): Monique Freire dos Reis
Orientador(a): Cleópatra Medina Noronha Areosa
Resumo: A doxorrubicina é um agente quimioterápico do grupo das antraciclinas, é um importante componente de diversos regimes quimioterápicos para vários tipos de tumores. É um dos medicamentos de primeira linha para o tratamento de câncer de mama e o mais cardiotóxico agente disponível atualmente, produzindo agudamente arritmias, disfunção ventricular esquerda e pericardite. Cronicamente, pode provocar diferentes graus de disfunção ventricular esquerda até a falência cardíaca. A pesquisa tem como objetivo avaliar a incidência da cardiotoxicidade por doxorrubicina em pacientes idosas com câncer de mama atendidas em hospital de referência para tratamento de câncer, além de correlacionar sua ocorrência com a sobrevida destas pacientes. Trata-se de um estudo de coorte, prospectivo e retrospectivo, a ser desenvolvido na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas, com 123 pacientes com câncer de mama. As pacientes que preenchem os critérios de inclusão serão submetidas a uma avaliação clínica e cardiológica para coleta de dados. As 123 pacientes serão distribuídas em três grupos: Grupo de idosas idade igual ou superior a 65 anos; Grupo de jovens idade inferior a 65 anos, Grupo sem quimioterapia pacientes sem tratamento quimioterápico. Espera-se que as pacientes idosas recebam o mesmo regime de tratamento que as pacientes mais jovens para o mesmo estádio da neoplasia, que não tenham risco aumentado de desenvolver cardiotoxicidade com as doses usuais dos protocolos quimioterápicos para tratamento do câncer de mama e que sua mortalidade esteja relacionada com a neoplasia maligna.
Palavras-chave: Doxorrubicina, Cardiotoxicidade, Câncer de mama, Idosas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: MEDICINA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Clínica Médica
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2871
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.