Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2891
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Estudo da correlação entre a qualidade de vida relacionada à saúde e teste de caminhada de seis minutos em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica
Autor(a): Daiana dos Santos Gualberto
Orientador(a): Fernanda Figueirôa Sanchez Franco
Resumo: A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma doença respiratória caracterizada por obstrução do fluxo aéreo, que não é totalmente reversível, causada pela inalação de gases tóxicos e principalmente associada ao tabagismo. Atualmente sabe-se que a doença apresenta manifestações locais e sistêmicas. Entre as alterações sistêmicas os pacientes apresentam perda de massa muscular que leva a piora progressiva do condicionamento físico, isso aumenta a dispnéia e leva a fadiga muscular e cria um ciclo vicioso conhecido como dispnéia-sedentarismo-dispnéia e estes fatores associados contribuem para um prejuízo importante nas atividades de vida diária dos pacientes e consequente redução da qualidade de vida relacionada à saúde. Além disso, quanto menor à distância percorida pior é a sobrevida destes pacientes em um ano. Portanto neste sentido a pesquisa tem por objetivos avaliar a correlação entre a distância percorrida em seis minutos (DP6) e qualidade de vida e função pulmonar dos pacientes com DPOC. Após o preenchimento dos critérios de inclusão, os pacientes com DPOC serão submetidos a dois testes de caminhada de seis minutos (TC6) e o questionário de vias aéreas 20 (AQ20) para avaliar a qualidade de vida, específico para pacientes com doença respiratória crônica. Antes e após os teste de caminhada serão aferidos: frequência cardíaca (FC), saturaçãode pulso de oxigênio (SpO2) por meio de oximetria de pulso, pressão arterial (PA), sensação de dispnéia por meio da escala de Borg-CR10 e ao final dos testes a distância percorrida será anaotada e a maior distância será escolhida, devido ao efeito aprendizado do teste. Feita as verificações os valores serão analisados estatísticamente para atender os objetivos da pesquisa.
Palavras-chave: DPOC
Teste de caminhada de seis minutos
Qualidade de vida
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ginástica, Dança e Ativ. Lúdicas
Faculdade de Educação Física
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2891
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.