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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lucídio Rocha Santos-
dc.creatorElias Barbosa de França Júnior-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:23:44Z-
dc.date.available2016-09-23T15:23:44Z-
dc.date.issued2012-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2927-
dc.description.resumoO handebol é uma modalidade bastante praticada pelo mundo todo, no Brasil suas maiores repercussões se encontram no âmbito escolar e universitário. Ao assistirmos um jogo de handebol nos dias atuais, percebe-se que vem ocorrendo uma grande evolução no jogo que era jogado há 10 anos, isso sem contar as mudanças sofridas desde o início do seu surgimento, como local onde se era jogado (campo), regras, etc. No decorrer dessa evolução os jogadores vêm procurando, a cada jogo, ações que sejam as mais eficazes possíveis. Com isso, o handebol tem se tornado mais rápido e competitivo, fruto do aumento do rendimento dos atletas, tanto no nível físico e cognitivo, o que requer pensar em soluções ao problema do jogo no menor tempo possível e executar tais ações em curto espaço e em frações de segundo. O aspecto físico é facilmente verificado durante a partida, por exemplo, é a capacidade do atleta de correr, saltar, arremessar, etc. O aspecto cognitivo é traduzido pela capacidade de: percepção, atenção, antecipação, memória e tomada de decisão. Quando um atleta realiza a tomada de decisão, ele automaticamente já passou pelas outras características já citadas, em relação ao aspecto cognitivo. A tomada de decisão supõe o processo de selecionar uma reposta em um ambiente de múltiplas respostas possíveis (Sanfey, 2007 citado em Cognição e Ação nos Jogos Esportivos Coletivos; Greco e Matias) e consiste em determinar as possibilidades de sucesso ao se analisar certos resultados entre diferentes possibilidades, para a solução daquele problema, imposto pela situação. O objetivo deste estudo é avaliar quanto o aspecto cognitivo pode influenciar durante o jogo, nas ações dos atletas, utilizando o Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Handebol TCTD: Hb. O mesmo consta de situações que o atleta encontra durante o jogo e serão apresentadas em forma de slides. O teste será aplicado em atletas infantis (12-13 anos), cadete(14-15 anos), juvenis (16-17 anos) dos clubes federados na cidade de Manaus, escolhidos aleatoriamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2011pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHandebol-
dc.subjectAspecto Cognitivo-
dc.subjectAtletas-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.titleA influência do aspecto tático-cognitivo na realização de ações ofensivas na modalidade de handebolpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoEducação Física - Treinamento Esportivopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-S/0118/2011-
dc.pibic.projetoA influência do aspecto tático-cognitivo na realização de ações ofensivas na modalidade de handebol-
dc.pibic.dtinicio2011-08-01-
dc.pibic.dtfim2012-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

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