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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2927
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Lucídio Rocha Santos | - |
dc.creator | Elias Barbosa de França Júnior | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:23:44Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:23:44Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2927 | - |
dc.description.resumo | O handebol é uma modalidade bastante praticada pelo mundo todo, no Brasil suas maiores repercussões se encontram no âmbito escolar e universitário. Ao assistirmos um jogo de handebol nos dias atuais, percebe-se que vem ocorrendo uma grande evolução no jogo que era jogado há 10 anos, isso sem contar as mudanças sofridas desde o início do seu surgimento, como local onde se era jogado (campo), regras, etc. No decorrer dessa evolução os jogadores vêm procurando, a cada jogo, ações que sejam as mais eficazes possíveis. Com isso, o handebol tem se tornado mais rápido e competitivo, fruto do aumento do rendimento dos atletas, tanto no nível físico e cognitivo, o que requer pensar em soluções ao problema do jogo no menor tempo possível e executar tais ações em curto espaço e em frações de segundo. O aspecto físico é facilmente verificado durante a partida, por exemplo, é a capacidade do atleta de correr, saltar, arremessar, etc. O aspecto cognitivo é traduzido pela capacidade de: percepção, atenção, antecipação, memória e tomada de decisão. Quando um atleta realiza a tomada de decisão, ele automaticamente já passou pelas outras características já citadas, em relação ao aspecto cognitivo. A tomada de decisão supõe o processo de selecionar uma reposta em um ambiente de múltiplas respostas possíveis (Sanfey, 2007 citado em Cognição e Ação nos Jogos Esportivos Coletivos; Greco e Matias) e consiste em determinar as possibilidades de sucesso ao se analisar certos resultados entre diferentes possibilidades, para a solução daquele problema, imposto pela situação. O objetivo deste estudo é avaliar quanto o aspecto cognitivo pode influenciar durante o jogo, nas ações dos atletas, utilizando o Teste de Conhecimento Tático Declarativo no Handebol TCTD: Hb. O mesmo consta de situações que o atleta encontra durante o jogo e serão apresentadas em forma de slides. O teste será aplicado em atletas infantis (12-13 anos), cadete(14-15 anos), juvenis (16-17 anos) dos clubes federados na cidade de Manaus, escolhidos aleatoriamente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação Física e Fisioterapia | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2011 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Handebol | - |
dc.subject | Aspecto Cognitivo | - |
dc.subject | Atletas | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
dc.title | A influência do aspecto tático-cognitivo na realização de ações ofensivas na modalidade de handebol | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Educação Física - Treinamento Esportivo | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-S/0118/2011 | - |
dc.pibic.projeto | A influência do aspecto tático-cognitivo na realização de ações ofensivas na modalidade de handebol | - |
dc.pibic.dtinicio | 2011-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2012-07-31 | - |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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