Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2932
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Impacto das ações de fisioterapia na atençao básica sobre a capacidade funcional de indivíduos portadores de sequelas de AVE
Autor(a): Dayana Braga Cardoso
Orientador(a): Larissa Riani Costa
Resumo: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) pode gerar déficits neurológicos focais, incluindo alterações do nível de consciência e comprometimento das funções sensorial, motora, cognitiva, perceptiva e de linguagem. Os comprometimentos funcionais decorrentes do AVE variam de um indivíduo para o outro, podendo afetar significativamente o desempenho das habilidades de Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD's) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVD's), predispondo o indivíduo a um quadro de incapacidade funcional. Intervenções precoces que possam prevenir ou minimizar as deformidades e complicações decorrentes do AVE representam, assim, importante influência sobre a qualidade de vida destes pacientes. A fisioterapia, definida como a ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, pode, neste sentido, contribuir para a promoção de autonomia e capacidade funcional de pacientes que sofreram AVE. O acesso ao tratamento fisioterapêutico, porém, mostra-se bastante limitado no sistema de saúde e espera-se que a recente expansão da fisioterapia na atenção básica à saúde possa ampliar o acesso a este profissional. OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo Avaliar o impacto das ações de fisioterapia ofertadas na Atençao Básica à Saúde sobre a Capacidade Funcional de Indivíduos com seqüelas resultantes de AVE. Método: O estudo abordará os prontuários de todos os pacientes que sofreram Acidente Vascular Encefálico e passaram por tratamento fisioterapêutico no estágio de atenção primária à saúde do curso de fisioterapia na Unidade Básica Geraldo Magela , considerando o período de Agosto de 2011 a Junho de 2012. Os dados serao analisados por técnicas estatísticas descritivas, técnicas não paramétricas e técnicas multifatoriais.
Palavras-chave: AVE, Fisioterapia, Atenção Básica
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Desportos e Atividades Comunitárias
Faculdade de Educação Física
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2011
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2932
Data do documento: 31-jul-2012
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.