Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2981
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Parâmetros Populacionais de Astronotus ocellatus (Agassiz, 1831) e Astronotus crassipinnis (Heckel, 1840) oriundos do lago Grande, Manacapuru, Amazonas, Brasil
Autor(a): Davison Pinto Carneiro
Orientador(a): Carlos Edwar de Carvalho Freitas
Resumo: A pesca comercial se concentra em um grupo de 31 espécies de peixes que são responsáveis pelos maiores volumes de pescado comercializado no Amazonas. Nos últimos anos houve um aumento considerável no desembarque dessas espécies, dentre eles o acará-açu (Astronotus spp.). O planejamento correto da exploração dos recursos pesqueiros se mostra como ferramenta fundamental para a preservação e manutenção dos estoques. Para isso é necessário o conhecimentos sobre a biologia das espécies como parâmetros populacionais de crescimento e mortalidade, que se baseia no cálculo dessas variáveis através de método indireto (distribuições de frequências de comprimentos). Esses parâmetros (crescimento e mortalidade) serão definidos para as espécies Astronotus crassipinis e Astronotus ocellaris que, junto com outros carás, representaram cerca de 1% do volume desembarcado nos principais portos do Estado. A coleta dos dados serãso realizadas nos portos da Panairzinha e o principal Porto de Desembarque do municio de Manacapuru, Amazonas, Brasil. Os dados serão coletados mensalmente com um n amostral de 100 exemplares/mês e de cada exemplar serão medidos peso (g) e comprimento (cm). Os parâmetros de crescimento serão estimados com base nas distribuições de frequência mensais de comprimento (classes de 1 cm), utilizando o modelo matemático de von Bertalanffy L = L∞*[1-e(-k(t-to))] para representar as curvas de crescimento das duas espécies, onde Lt = tamanho dos indivíduos com idade t; L∞ = tamanho máximo assintótico ou máximo teórico que o peixe pode atingir; k = taxa de crescimento; t = idade dos indivíduos e t0 = idade teórica no comprimento zero. Os Parâmetros L∞ e k serão estimados através da rotina ELEFAN I do Programa FAO-ICLARM Stock Assessment Tools FISAT. A partir da rotina scan de valores de k serão realizados vários ensaios para obter melhores ajustes das curvas de crescimento, aliando os valores resultantes de k, L∞ e o número de coortes que passam pelos picos modais. Nestas análises t0 será considerado zero, pois não é um parâmetro biológico, mas, um mecanismo matemático para tornar a curva de crescimento melhor ajustada. O índice de performance de crescimento (Ø´) será estimado por Pauly e Munro: Ø´ = log(k)+2*log(L∞), a longevidade (A0,95) pelo método de Taylor: A0,95 = t0+(2,996/k) e a mortalidade natural (M) será estimada pelos métodos de: Taylor: MT = ln(1-0,95)/ A0,95. e Pauly: lnMP = 0,0152 0,279*lnL∞ + 0,6543*lnk+0,463*lnT, onde T é temperatura média da superfície, nesse caso 30 °C. A relação peso-comprimento será estimada pela expressão Pt = a*Cpb, após transformação logarítmica, sendo: Pt = peso total, Cp = comprimento padrão, a = intercepto da curva e b = coeficiente de alometria da relação peso-comprimento. O tipo de crescimento será verificado através do teste-t onde: H0: b = 3 (crescimento isométrico) e H1: b ≠ 3 (crescimento alométrico) (α = 0.05).
Palavras-chave: Lago de várzea
Desembarque Pesqueiro
Dinâmica Populacional
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2981
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.