Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3047
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Etnoictiologia de peixes amazônicos segundo pescadores artesanais de subsistência e profissionais de Itacoatiara, Amazonas
Autor(a): Rayanna Graziella Amaral da Silva
Orientador(a): Samantha Aquino Pereira
Resumo: A etnoictiologia consiste no ramo da etnobiologia que trata das inter-relações que os grupos humanos mantêm com os peixes. E estudos abordando conjuntamente o conhecimento popular e científico podem ser potencialmente úteis tanto para os cientistas como para os pescadores. Assim, o presente projeto tem como objetivo demonstrar o etnoconhecimento dos pescadores, sobre a biologia e ecologia de duas espécies de peixes sedentários: pirarucu (Arapaima gigas) e tucunaré (Cichla sp.) e duas espécies migratórias: tambaqui (Colossoma macropomum) e jaraqui (Semaprochilodus spp.) do município de Itacoatiara, Amazonas. Os dados científicos (levantamento secundário) sobre a biologia e ecologia das espécies em estudo serão obtidos por meio de revisão de literatura científica publicada e para o levantamento primário serão realizadas entrevistas com questionários semiestruturados com os pescadores localizados no mercado municipal, associados à Colônia de pescadores Z-13 e também em uma zona rural do município, comunidade do São João do Araçá, no complexo Lacustre do rio Arari. Nesse sentido, o estudo da etnoictiologia dos pescadores artesanais e profissionais do município de Itacoatiara, pode nos fornecer informações sobre os aspectos biológicos e ecológicos dos peixes mais importantes consumidos pela população local, visando subsidiar futuras propostas de manejo dessas espécies e ainda, para a gestão da pesca.
Palavras-chave: Etnoictiologia
Pescadores
Peixes amazônicos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3047
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rayanna Graziella Amaral da Silva.pdf830,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.