Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3067
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: ARANEOFAUNA DE PALMEIRAS (BACTRIS SP.) E DE ARBUSTOS SUB-BOSQUE EM UMA FLORESTA PRIMÁRIA E UMA SECUNDÁRIA EM UM FRAGMENTO URBANO NA CIDADE DE MANAUS AM.
Autor(a): Thiago Gomes de Carvalho
Orientador(a): Thierry Ray Jehlen Gasnier
Resumo: A heterogeneidade dentro do habitat é um fator que exerce grande influência sobre a araneofauna, sendo determinante tanto para aranhas construtoras de teia como para aquelas que forrageiam ativamente. As palmeiras acaules constituem-se em um elemento abundante no subbosque de florestas ombrófilas densas neotropicais e possuem uma estrutura bastante diversa do restante da vegetação, portanto, com grande potencial de apresentar uma fauna especializada de aranhas. Muitas espécies de aranhas têm abundâncias fortemente influenciadas por variações espaciais e temporais do ambiente, o que também foi observado em aranhas de florestas tropicais densas. Portanto, a compreensão da influência do papel de diferentes estruturas físicas pode variar com o tempo e em diferentes formações vegetais. Neste trabalho estaremos dando continuidade ao inventário de um projeto anterior de PIBIC de forma a construir um panorama mais completo das comunidades de aranhas do campus da Universidade Federal do Amazonas. O estudo está sendo realizado no fragmento florestal urbano da Universidade Federal do Amazonas - UFAM (03º04 34 S, 59º57 30 W). As coletas se iniciaram em setembro de 2011 e teminarão em dezembro de 2012. A utilização de dados do projeto anterior será possível porque já planejamos previamente a possibilidade deste novo projeto comparando palmeiras e arbustos. Foram marcados 24 transectos paralelos de coleta de 10x30m em uma área de floresta primária e 24 transectos semelhantes em uma área de floresta secundária, com uma distância mínima de 15 metros entre si. Para cada mês de coleta foi sorteado um transecto de floresta primária e um transecto em floresta secundária. A coleta está sendo feita pelo método lençol entomológico modificado de 1x1,5m. Parte das aranhas serão fixadas em álcool 70% imediatamente, enquanto outras serão mantidas vivas o tempo necessário para produção de macrofotografias. A comparação entre palmeiras e arbustos de subbosque será feita em termos de diferenças de composição de espécies na comunidade e de riqueza de espécies utilizando o programa ECOSIM7. As imagens para a caracterização dos morfotipos e a composição do catálogo serão produzidas utilizando-se uma câmera digital SLR (DSLR) Canon, modelo EOS Rebel XS, uma objetiva Canon EF 100mm f/2.8 macro USM e iluminadas com um flash Speedlight 270EX, com utilização de técnicas de macrofotografia. Nossa comparação das faunas associadas a palmeiras e a arbustos de subbosque ajudará a compreender o grau de especialização da fauna aracnológica na utilização de dois substratos bem distintos do subbosque, que características das aranhas poderiam ser favorecidas por este tipo de substrato, a influência da vegetação (primária ou secundária) sobre a utilização de palmeiras e se esta utilização muda temporalmente.
Palavras-chave: Aranhas
Biodiversidade
Habitat
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ZOOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3067
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.