Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3097
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Otimização da extração de linalol e 1-nitro-2-feniletano dos óleos essenciais de Pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke) e Casca-preciosa (Aniba canelilla (Kunth) Mez.)
Autor(a): Marcielly Souza de Matos
Orientador(a): Larissa Silveira Moreira Wiedemann
Resumo: Os óleos essenciais de A. rosaeodora e A. canelilla apresentam em sua composição substâncias majoritárias de elevado valor agregado, as quais são exportadas no óleo essencial para posterior purificação nas empresas de destino. A obtenção de uma fração rica nesses componentes através de processos mais rápidos que o arraste a vapor torna-se uma opção viável, uma vez que podem ser obtidos produtos purificados e quantificados de altíssimo valor agregado. Diante disso, o presente trabalho se justifica não somente pela necessidade de estudos sobre outros métodos de obtenção desses constituintes majoritários a partir do óleo essencial, mas também pela possibilidade de geração de produtos padronizados de altíssimo valor agregado, para um importante segmento das indústrias do Amazonas. Diferentes métodos serão testados e comparados, assim como os parâmetros utilizados para a otimização do processo de hidrodestilação, usualmente empregado em laboratórios. Metodologias alternativas e mais modernas, como a extração em meio com areia e a destilação à baixa pressão em sistema Spinning-band também serão empregadas para a definição da metodologia mais eficiente. As extrações serão todas feitas em triplicatas e os resultados analisados utilizando métodos estatísticos.
Palavras-chave: Óleos essenciais
Comparação de Metodologias
Otimização
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA ANALÍTICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Química
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3097
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcielly Souza de Matos.pdf411,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.