Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus |
Autor(a): | Nilton França Ortiz |
Orientador(a): | Sidilene Aquino de Farias |
Resumo: | Atualmente, se vive numa sociedade aberta e global, repleta de relações sociais, culturais, econômicas e políticas, cada vez mais complexas e contraditórias, submersa num enorme volume de informação. Nesse contexto, a legislação educacional aponta que o indivíduo deve ser preparado para o exercício da cidadania, ter autonomia na continuidade da sua formação, construir conhecimentos, desenvolver capacidades e atitudes funcionais ao mundo do trabalho. Isso implica mudanças no currículo com a necessária introdução de métodos que estimulem a aprender os conteúdos escolares. Diante do exposto, faz-se necessária que tanto a formação do professor inicial e continuada como as condições estruturais das escolas contribuam com a ação docente no desenvolver de atividades de aprendizagem que utilizem metodologias inovadoras visando uma aprendizagem significativa. Este projeto tem por objetivo investigar quais as disponibilidades de recursos de multimídia nas escolas públicas de Manaus e as experiências vivenciadas por professores em exercício de Química na utilização de tais recursos, em especial, filmes didáticos. Para tanto, serão levantados os recursos disponíveis nas escolas estaduais públicas de Manaus, bem como aplicação de questionário aos professores para suas experiências e dificuldades na utilização dos recursos de multimídia. Espera-se com esta proposta promover aproximação entre escola e universidade, com estabelecimento de parceria. E ainda que, os resultados obtidos possam contribuir como subsídios para futuras propostas de atividades didáticas que utilizando recursos multimídia, e assim, contribuir a melhoria da aprendizagem dos conteúdos químicos. |
Palavras-chave: | Ensino de química Educação básica TICs |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Química Instituto de Ciências Exatas |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2012 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3118 |
Data do documento: | 31-jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
PIB E-0045-2012.pdf | 610 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.