Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3137
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação do potencial hidrocinético do Rio Amazonas nas proximidades de Itacoatiara através do monitoramento da distribuição de velocidades da água
Autor(a): MOISES CORREA LOPES
Orientador(a): Rodrigo Biscaro Nogueira
Resumo: Busca-se atualmente fontes de energia que não causem danos ao meio ambiente, neste contexto a energia cinética do escoamento da água nos rios, correntes de maré ou outros canais de água artificiais são considerados fontes viáveis de energia limpa [1 e 2]. Embora os sistemas de conversão hidrocinéticos ainda estejam em fase de desenvolvimento, apresentam-se promissores para geração de energia limpa sem impactos ambientais. A energia cinética da água de um rio pode ser transformada em energia elétrica através de um conversor de energia eletromecânico (CEE). Para tanto, pode-se empregar uma turbina que utiliza o fluxo natural do rio para movimentar o rotor gerador (Sistema de Conversão de Energia pela Corrente do Rio SCECR). O SCECR pode ser construído apenas com rotor livre como parte de um sistema de canal aumentado, proporcionando uma alternativa eficaz para a geração de energia sem a necessidade de alagamento de grandes áreas (no caso da região, grandes áreas de floresta nativa), como é o caso das hidroelétricas instaladas no Brasil que utilizam grandes barragens e sem a emissão de gases de efeito estufa (CO2) como ocorre nas termoelétricas [2]. Propõem-se a utilização de turbinas geradoras subaquáticas para geração de energia elétrica sem a necessidade de grandes investimentos na construção de barragens, minimizando assim os danos ambientais com as represas formadas. As turbinas subaquáticas são baratas e podem ser facilmente fixadas no fundo do rio e, no caso do Rio Amazonas, podem apresentar grande eficiência na produção de energia elétrica devido a enorme vazão do rio. A esses benefícios são ainda somados a produção de energia limpa sem danos ambientais e, praticamente, sem nenhuma interferência no bioma do rio e da floreta. Esse estudo é de grande importância regional devido à necessidade de monitoramento do rio. Para o Rio Amazonas esta avaliação torna-se ainda mais relevante devido a constante mudança de seu leito pela grande quantidade de sedimentos transportados pelo rio e pelas regiões alagáveis durante o período de cheia. Portanto, essa avaliação do potencial hidrocinético tornar possível o desenvolvimento futuro de um sistema gerador para abastecimento de comunidades ribeirinhas isoladas ou mesmo contribuindo para o abastecimento de cidades próximas a rios caudalosos. Essa avaliação será possível a parti do levantamento de dados referentes à distribuição de velocidades das águas do Rio Amazonas próximo a Itacoatiara com monitoramento no decorrer do ano, avaliando a vazão do rio nas épocas de seca até a cheia.
Palavras-chave: Hidrocinética
Rio Amazonas
Geração de Energia
Área de conhecimento - CNPQ: ENGENHARIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3137
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.