Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3190
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: MyTVDi : um estudo sobre a identificação de contexto aplicado à automação usando a TV Digital Interativa e redes de sensores
Autor(a): Roberto Nogueira Aoki Junior
Orientador(a): Celso Barbosa Carvalho
Resumo: A TV Digital Interativa (TVDi) surgiu baseada em três conceitos fundamentais:mobilidade e/ou portabilidade, alta definição e interatividade, que aplicados aos softwares aumentam a interação do usuário adicionando mais funcionalidade à TV, que deixa de ter como foco somente a alta qualidade de áudio e vídeo e passa a usar o canal de comunicação para implementar a interatividade por meio de uma linha discada, Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL), de um canal de comunicação da telefonia móvel, Group Special Mobile (GSM), das redes de conexão com a internet Worldwide Interoperability for Microwave Access (WiMAX), rede elétrica através de Power Line Communications (PCL), entre outros. A TV digital interativa é uma tecnologia que usa a modulação e compressão de vídeo, áudio e sinais de dados e os envia a aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando desta maneira a transmissão e a recepção do conteúdo em um mesmo canal, com imagens de alta definição, qualidade e interatividade. A sensibilidade ao contexto é qualquer informação que possa ser usada para caracterizar a situação de entidades (seja ela uma pessoa, lugar ou objetos) que seja considerada relevante para interações entre usuários e aplicações. As aplicações sensíveis ao contexto devem detectar as características do ambiente, observar, coletar e organizar as informações contextuais, detectar qualquer mudança relevante no ambiente e reagir a essas mudanças, além de permitir a utilização de informações que demonstrem quem é o usuário, qual a atividade e em qual tempo será realizada. A sensibilidade ao contexto é totalmente adaptada à utilização de redes de sensores sem fio. Esse projeto pretende integrar as tecnologias de TV Digital Interativa com as redes de sensores sem fio objetivando a interconexão desses sistemas para uso na identificação de contexto em um ambiente controlado.
Palavras-chave: TV Digital
Celular
Sensores
Identificação de contexto
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Tecnologia
Faculdade de Tecnologia
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3190
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Relatorio_final_PIBIC_2012.pdf486,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.