Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3231
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Principais conflitos pelo uso da terra em projetos de assentamento extrativista no município de Humaitá/Amazonas: o caso do PAE Botos
Autor(a): Ana Paula Teixeira Gouveia
Orientador(a): Ana Cláudia Fernandes Nogueira
Resumo: Em virtude de termos constatado que existem várias formas de conflito dentro do PAE Botos, e que todos eles convergem para a questão fundiária, principalmente no que concerne aos assentados não terem um lote demarcado para chamar de sua propriedade, é necessária a renovação deste projeto para que possamos verificar como estes conflitos são construídos e quais são suas causas. A compreensão desde fenômeno social é importante para que possamos contribuir com as discussões e ações voltadas para a importância da reforma agrária na Amazônia e uma análise das experiências que não obtiveram êxito e seu por que. Este projeto está vinculado as ações de pesquisa e extensão do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia/NUPEAS, por meio do projeto O diagnóstico das ações sociais e potencial produtivo em comunidades localizadas no Sul do Estado do Amazonas . O principal objetivo deste Núcleo é criar espaço para desenvolvimento de projetos de pesquisa que abordem problemas relacionados à sociedade, economia e natureza, visando à geração de conhecimentos integrados da Região Amazônica frente a sua complexa realidade.
Palavras-chave: Assentamento
Conflito
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Agricultura e Ambiente - Humaitá
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3231
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PIB_H_0010_2012.pdf395,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.