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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3245
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Povo brasileiro: da discriminação a afirmação no sistema escolar |
metadata.dc.creator: | Mirian da Silva Carvalho |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ivani Ferreira de Faria |
metadata.dc.description.resumo: | A obrigatoriedade da Lei 11.645/08, diz respeito à inclusão da História da África e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Tal abordagem não determina a existência de uma disciplina especifica e solta. Sua proposta diz respeito a produção de conhecimentos e formação de atitudes e valores capazes de educar cidadãos conscientes de seu pertencimento étnico-racial. Mas o que percebemos é que as instituições de ensino não estão atentas a esta lei tampouco com recrusos humanos preparados para o desenvolvimento desta açao. A identidade do indivíduo é o seu elemento prioritário para justificar o seu pertencimento ao grupo social. Desta forma é destinado às instituições de ensino permitir e valorizar essa construção social ao estudante. A escola deve estar atenta ao seu papel social, permitindo ao aluno, vivenciar o aprendizado da convivência e no respeito às diferenças, mas acima de tudo com a compreensão da história e cultura, formada a partir de uma construção vivida e necessária para a sua formação cidadã. As Leis 10.639/03 e 11.645/08 é simbolicamente uma correção do estado brasileiro pelo débito histórico em políticas públicas em especiais para a população negra e indígena.Na verdade é um direito de todos os brasileiros conhecer melhor as contribuições gerais que entrelaçadas fazem do Brasil um país rico em diversidade cultural. No caso do estado do Amazonas e de Manaus, onde a presença de indígenas é superior a de afrodescentes, cuja identidade esta baseada nas diversas culturas indígenas que habitam esta região , ainda encontramos preconceitos de todo tipo cultural, social etc. Posto que existe uma Lei que nos assegura o acesso ao ensino das culturas e demais contribuições do povo indígena e afrodescendentes, procura-se investigar o que tem acontecido nas salas de aula e como ocorre o processo de ensino/aprendizagem na prática. |
Keywords: | Povo Cultura Discriminação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Geografia Instituto de Ciências Humanas e Letras |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2012 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3245 |
Issue Date: | 31-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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