Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Antonio Fabio Sabbá Guimarães Vieira-
dc.creatorNádia Rafaela Pereira de Abreu-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:25:59Z-
dc.date.available2016-09-23T15:25:59Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3246-
dc.description.resumoConsiderando que a Amazônia, de acordo com Gonçalves (2001), possui uma heterogeneidade que vai além da definição de floresta rica em biodiversidade (sendo está classificação apenas uma das partes da Amazônia). O espaço amazônico possui paisagens que com processo de geografização se inter-relacionam entre espaço natural e espaço modificado que dão ao que já é diversificada, uma dinâmica de transformação ainda maior. Dessa forma, a analise dos aspectos naturais (geologia, geomorfologia, clima, solo, hidrografia e vegetação) contribuirão para enumerar a importância ambiental que existe nas rodovias de acesso as cidades Itapiranga e Silves AM (AM-330 e AM-363), destacando assim os cuidado que ações antrópicas devem obter ao interferir no equilíbrio da natureza. Além disso, a construção da rodovia em meio à floresta reconfigurou a paisagem, tanto fisicamente como socialmente, fazendo com que surgissem novas relações espaciais. O presente trabalho procurará classificar o ambiente da rodovia das AM-330 e AM-363, enumerando os impactos ambientais e os valores econômicos, visando assim ressaltar a importância da relação sociedade-natureza, pois, sabe-se que as construções de estradas possuem importâncias socioeconômicas, porém os recursos naturais são de importância imensurável para todo sistema biótico da Terra. Dessa forma, o presente trabalho fará uma caracterização Geoambiental das rodovias de Itapiranga e Silves AM. Abordando os aspectos naturais e as transformações que ocorreram no meio por influência antrópica, procurando assim classificar a paisagem da rodovia de Silves, destacando os recursos naturais e os aspectos sociais. Contudo, vale destacar que a presente proposta de pesquisa está inserida em um projeto maior, intitulado Impactos ambientais decorrentes de voçorocas em rodovias no Amazonas (CNPQ, 2011).pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeografiapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2012pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeoambiental-
dc.subjectRodovias-
dc.subjectAmazonas-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIApt_BR
dc.titleCaracterização geoambiental da paisagem da rodovia AM 330 e AM 363, Silves - Itapiranga (AM)pt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoGeografia - Licenciaturapt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-H/0032/2012-
dc.pibic.projetoCaracterização geoambiental da paisagem da rodovia AM 330 e AM 363, Silves - Itapiranga (AM)-
dc.pibic.dtinicio2012-08-01-
dc.pibic.dtfim2013-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIB-H00322012.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.