Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3252
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins
Autor(a): Elizabeth Cristina Siel Souza
Orientador(a): Ignês Tereza Peixoto de Paiva
Resumo: O projeto de pesquisa O processo de ensino/aprendizagem da criança indígena nos anos iniciais do ensino fundamental em escola urbana de Parintins , direciona-se a criança indígena e o processo de ensino/aprendizagem que a escola urbana oferece, propondo conhecer a concepção de criança que o professor não-indígena tem sobre a criança indígena, desenvolvendo estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem da criança indígena em escola urbana de Parintins e como o currículo tem contemplado as suas peculiaridades culturais e necessidades sócio-educativas. Para cumprimento e alcance dos objetivos traços pela abordagem Qualitativa, fundamentada na Fenomenologia, como o processo de método Etnográfico será utilizado os seguintes instrumentos de coletas de dados: Observação participativa, entrevista semi-estruturada. Portanto a criança indígena é um sujeito histórico-social de direito, que os diversos saberes que ela trás consigo é de fundamental importância para a construção de sua identidade.
Palavras-chave: Criança indígena
Cultura e identidade
Currículo multicultural
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3252
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elizabeth Cristina Siel Souza.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.