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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt-
dc.creatorKarina Lilith Moreira Sanchez-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:26:07Z-
dc.date.available2016-09-23T15:26:07Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3283-
dc.description.resumoEntende-se que a noção de saúde foi ampliada no sentido de não ser apenas um bem estar físico já que diversos outros aspectos estão a este interligados: aspectos como psicológios, sociais e econômicos que projetam no físico o ambiente imposto pelo tempo, ela se tornou portanto um bem coletivo usufruído individualmente porém internalizado como um direito social relacionado com qualidade de vida, porém tal fator é considerado instável, dificil de ser mantido existindo a necessidade de um investimento pelo fato de ela ser produto das condições do estilo de vida existente para cada situação nas culturas presentes. A definição de doença é basicamente quando ocorre uma desarmonização do sujeito, nota-se que a doença é algo que afeta o bio-psico-social as diferentes esferas que rodeiam o cotidiano do ser humano se desequilibram e desencadeam uma série de fatores necessários para um processo de praticas de cura. Nitidamente percebe-se que a saúde garantida pelo estado nem sempre generaliza sua práticas de maneira que populações afastadas de areas urbanas não recorram a métodos considerados sem validação cientifica, por assim dizer uma medicina alternativa existe e resiste há um longo período. Tais métodos que serão analisados ocorrem no cotidiano da comunidade Santa Luzia na ilha do Baixio a 15 km do município de Iranduba, que realizará um diálogo com os relatos de Levis-Strauss no livro Antropologia Estrural, capítulo 3 O feiticeiro e sua Magia . Para que se possa realizar um maior entendimento de como essas práticas atingem na maioria das vezes um grau de eficácia notório no processo de cura é necessário descrever o desenrolar de como funciona essa união de crenças. A eficácia da magia implica na crença da magia, e que esta se apresenta sob três aspectos complementares: existe, primeiramente, a crença do feiticeiro. na eficácia de suas técnicas; em seguida, a crença do doente que ele cura, no poder do próprio feiticeiro; finalmente, a confiança e as exigências da opinião coletiva, que formam à cada momento um tipo de campo de gravitação no centro do qual se definem e se situam ás relações entre o feiticeiro e aqueles que ele enfeitiça. Na comunidade Santa Luzia existe o uso de plantas medicinais como maior espécie de alternativa de cura, misturas de variedades naturais para sanar diversos tipos de enfermedades em um nível que não necessita tanta cautela. A utilização de plantas não é a única alternativa para essas práticas que vão além da saúde garantida pelo estado, existe também as famosas rezadeiras que com o poder da mente e da confiança em seu rito pode vir a sanar de maneira eficaz a ponto de ganhar uma credibilidade intensa num sentido espiritual atuando no fisiológico.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2012pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde-
dc.subjectCrençaspor
dc.subjectMulheres da florestapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleA união das crenças faz a cura: um breve diálogo entre Levis Strauss com o cotidiano da saúde na comunidade Santa Luzia da ilha do Baixiopt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoCiências Sociais - Bachareladopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-H/0093/2012-
dc.pibic.projetoA união das crenças faz a cura: um breve diálogo entre Levis Strauss com o cotidiano da saúde na comunidade Santa Luzia da ilha do Baixio-
dc.pibic.dtinicio2012-08-01-
dc.pibic.dtfim2013-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

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