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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3308
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Práticas de letramento situadas em Língua Inglesa na Linguagem de Programação |
metadata.dc.creator: | Márcio Menezes Dias |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Teresa Cristina Nascimento |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho insere-se no campo da Lingüística Aplicada, é uma pesquisa descritiva e qualitativa, que focaliza a linguagem de uma perspectiva processual e que utiliza métodos de investigação de base interpretativista, adequados à natureza subjetiva do objeto de estudo - as práticas de letramento situadas em inglês. Ainda, esta é uma pesquisa na sala de aula (em oposição à para sala de aula), na medida em que se centra no estudo do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, no modo quando, com que freqüência e objetivos, em que situações e mediadas por quais gêneros - pelo qual os discentes do curso de graduação de Sistemas de Informação, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas, interagem, na disciplina Linguagem de Programção, com a Língua Inglesa.O enfoque da abordagem instrumental tem se mantido no uso que o aprendiz faz da língua, em situações concretas de interação; logo, em conformidade com esse enfoque, as particularidades do aprendiz são fatores relevantes para seleção de recursos didáticos e da definição dos objetivos de um dado curso. O trabalho com textos autênticos, o uso da língua materna em sala de aula, o enfoque no processo da aprendizagem e a conscientização de estratégias de leitura também constituem pontos essenciais nessa abordagem, que contribuem para teoria e prática na área de ensino de línguas para fins específicos. Assim, grande parte das pesquisas no âmbito da abordagem instrumental aponta a importância de se redefinir e ampliar as concepções sobre as necessidades, pois esse conceito relaciona-se diretamente às atividades cotidianas mediadas pela linguagem, nos mais diferentes espaços de atuação. No escopo deste estudo, entendem-se práticas de letramento como as várias práticas sociais que constituem a produção e a leitura de materiais escritos e que fazem parte da dinâmica de diferentes domínios da atividade humana. Considerando-se as delimitações desta pesquisa, a esfera social em que se insere a investigação é o curso de Sistemas de Informação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas; para efeito de análise, nessa esfera, consideram-se todas as instâncias de atuação propostas ou requeridas para formação - dos discentes, mediadas pela escrita ou leitura em inglês, na disciplina Linguagem de Programação. A fim de se determinar as referidas práticas, será considerada a matriz curricular do curso alvo e o material didático mediado pela modalidade escrita da língua impresso e digital disponibilizado para os alunos.Entende-se, assim, que esta pesquisa, ao buscar formalizar o conhecimento sobre o uso que os discentes de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Amazonas fazem da Língua Inglesa, durante a formação acadêmica, configura-se como possibilidade de nortear de modo mais eficiente as práticas subjacentes ao processo de ensino e aprendizagem da disciplina Inglês Instrumental. |
Keywords: | Práticas de letramento Inglês Informática |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2012 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3308 |
Issue Date: | 31-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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