Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3349
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: Fatores que influenciam as atitudes dos consumidores e seu padrão de consumo - uma revisão sobre as teorias do comportamento do consumidor sob a ótica das influências sociais e culturais
metadata.dc.creator: Ewerton Oliveira de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: César Leandro de Christo Hundertmarck
metadata.dc.description.resumo: Nesse ambiente de pleno desenvolvimento e crescimento mercadológico, o comportamento do consumidor torna-se um ponto importante como unidade analítica, na perspectiva acadêmica e executiva . Estudos sobre o consumo estão sendo realizados para entender como as pessoas pensam e se comportam perante o ato de consumir (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2000). Assim, o consumidor é um elemento importante dentro do fluxo e refluxo dos negócios, considerando que o seu comportamento afeta o ambiente mercantil (SCHIFFMAN e KANUK, 2000). Neste sentido, o presente projeto de pesquisa pretende proporcionar um diálogo sobre os fatores culturais e sociais que afetam o comportamento do consumidor e assim, pesquisar os estudos teóricos existentes sobre as teorias do comportamento do consumidor e a relação das mesmas com o ambiente proposto na pesquisa. Procurando assim, evidenciar - de que forma estes fatores influenciam o padrão de consumo desse consumidor. Este projeto articula-se com outras propostas de pesquisa, cujos problemas e objetivos são similares à proposta apresentada. Dessa forma, o estudo proposto insere-se em um esforço de pesquisa que pretende contribuir para uma compreensão mais ampla sobre a forma de como as atitudes dos consumidores podem ser evidenciadas através do seu padrão de consumo, e de que forma sofrem a influência dos meios sociais e culturais, levando em consideração as variáveis das teorias do comportamento do consumidor existentes.
Keywords: Comportamento do consumidor
Teoria do consumidor
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintins
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3349
Issue Date: 31-Jul-2013
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.