Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3385
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Selma Suely Baçal de Oliveira-
dc.creatorIrlândia Araujo de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:26:46Z-
dc.date.available2016-09-23T15:26:46Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3385-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende caracterizar o perfil socioeconômico e desenvolver uma análise crítica, confrontando os dados coletados com o perfil apresentado no documento base do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Quanto ao referencial teórico recorre a autores como Marx, Mészaros, Richard Sennett, Iamamoto e Martinelli. Buscar-se-á realizar uma pesquisa qualitativa, numa abordagem fenomenológica hermenêutica. Para coleta de dados, utilizar-se-á questionários com questões fechadas e abertas, os quais deverão ser pré-testados, possibilitando o recolhimento de informações pertinentes a pesquisa. Ainda será feita análise documental de relatórios socioeconômicos. Tendo como perfil tradicional sujeitos marginais ao sistema, população desfavorecida nos aspectos sociais, e ainda jovens com distorções idade-série e idade-conclusão, a EJA, para ter suas políticas efetivamente concretizadas, necessita considerar em seus modelos pedagógicos as peculiaridades dessa demanda. O desafio é que se pretende reconhecer as implicações geradas por situações socioeconômicas aos estudantes do curso de Eletrônica do PROEJA (CMDI IFAM), estabelecendo relações com suas trajetórias escolares através de análise crítica, identificando situações socioeconômicas desfavoráveis ao bom desempenho escolar e sugerindo estratégias viáveis para permanência dos alunos até a conclusão do curso.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTeorias e Fundamentospt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2012pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPROEJA, Técnico e Educação-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleAnálise do perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA do Campus Manaus Centro e Campus Distrito Industrialpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoServiço Socialpt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0070/2012-
dc.pibic.projetoAnálise do perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA do Campus Manaus Centro e Campus Distrito Industrial-
dc.pibic.dtinicio2012-08-01-
dc.pibic.dtfim2013-07-31-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Irlândia Araújo de Vasconcelos.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.