Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Title: O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero
metadata.dc.creator: Keyla Laura de Souza Mota
metadata.dc.contributor.advisor1: Arminda Rachel Botelho Mourão
metadata.dc.description.resumo: O estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecnológico. Estudos têm demonstrado a absorção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, porém esse fato deve ser olhado com muita atenção, pois ao mesmo tempo em que promove a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a lógica embutida neste processo é a da acumulação do capital, deste modo a análise dos processos de formação na área técnica têm que considerar essa questão. Formulamos assim, três perguntas norteadoras para responder ao nosso objetivo geral que é Analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial, quais sejam: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos técnicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Nessa perspectiva trabalhar os processos de formação no ensino técnico e como a mulher é absorvida nessa área é importante para precisar as categorias recorrentes na relação trabalho e educação. Nossa perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético que reflete nossa concepção de homem, sociedade e ciência. Nos ancoramos na análise de conteúdo trabalhada por Birdan.
Keywords: Ensino Técnio
Gênero
IFAM
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Teorias e Fundamentos
Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391
Issue Date: 31-Jul-2013
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas

Files in This Item:
File SizeFormat 
PIBSA077.pdf352,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.