Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | O Ensino técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial na perspectiva de gênero |
metadata.dc.creator: | Keyla Laura de Souza Mota |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Arminda Rachel Botelho Mourão |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo objetiva analisar o Ensino Técnico na Perspectiva de Gênero. É articulado a um projeto maior em que as categorias recorrentes da relação Trabalho e Educação são analisadas. O lócus da pesquisa é o IFAM/Manaus/Centro, local que desenvolvemos a pesquisa anterior sobre o perfil do ensino tecnológico. Estudos têm demonstrado a absorção da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho, porém esse fato deve ser olhado com muita atenção, pois ao mesmo tempo em que promove a igualdade de direitos entre homens e mulheres, a lógica embutida neste processo é a da acumulação do capital, deste modo a análise dos processos de formação na área técnica têm que considerar essa questão. Formulamos assim, três perguntas norteadoras para responder ao nosso objetivo geral que é Analisar a situação da mulher no Ensino Profissional Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial, quais sejam: Qual a situação da mulher no Ensino Técnico no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Como o Ensino Técnico está organizado no IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Qual o perfil da mulher nos diferentes cursos técnicos do IFAM/Campus Manaus/Distrito Industrial? Nessa perspectiva trabalhar os processos de formação no ensino técnico e como a mulher é absorvida nessa área é importante para precisar as categorias recorrentes na relação trabalho e educação. Nossa perspectiva teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético que reflete nossa concepção de homem, sociedade e ciência. Nos ancoramos na análise de conteúdo trabalhada por Birdan. |
Keywords: | Ensino Técnio Gênero IFAM |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2012 |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3391 |
Issue Date: | 31-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
PIBSA077.pdf | 352,81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.