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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Débora Cristina Bandeira Rodrigues-
dc.creatorCamila Fernanda Pinheiro do Nascimento-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:26:53Z-
dc.date.available2016-09-23T15:26:53Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3409-
dc.description.resumoTomando como referência a ECO 1992, a questão do desenvolvimento sustentável vem sendo debatida, principalmente a partir do conceito apresenteado em 1987 pelo relatório de Brundtland, o desenvolvimento sustentável é o que responde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responder as suas próprias necessidades (relatório Brundtland apud GODARD, 1997, p. 113). A difusão deste conceito não assume unidade pelas representações políticas, estudiosos e afins, surgindo varias controvérsias sobre a sustentabilidade e de que forma ela deve ser implantada no desenvolvimento econômico. Em meio a essas discussões emerge a relação homem e natureza que segundo Gordard (1997) em um primeiro momento há uma concepção estadunidense de preservação das áreas naturais, com a criação de parques onde a natureza aparecia de forma exuberante e que jamais sofreria algum tipo de depredação. A partir desta concepção preservacionista varias criticas e discussões se iniciaram, dentre elas a preocupação com as populações que vivem nestes ambientes. Diegues (2001) afirma que as populações tradicionais sofrem com a implantação das unidades de conservação nos moldes preservacionista, sendo expulsos de suas habitações pela ideologia de preservação da natureza, assim: A preocupação com as populações tradicionais que vivem em unidades de conservação é relativamente recente no Brasil (DIEGUES, 2001, p. 125). Segundo o plano de manejo (2008) a RDS do Tupé foi criada pelo Decreto n.8.044, de 25 de agosto de 2005 pelo poder público municipal de Manaus. A como a comunidade de Julião está inserida na RDS, e desenvolvem em suas praticas culturais condições socioeconômicas as famílias. Os procedimentos metodológicos utilizados serão técnicas e instrumentos para a obtenção de dados de natureza qualitativa e quantitativa. Na pesquisa serão utilizadas as seguintes instrumentais e técnicas: formulários, entrevistas semi-estruturadas e registro fotográfico. Os procedimentos metodológicos estão organizados em três fases, distintas, mas complementares entre si: a I Fase- Preliminar - revisão bibliográfica, elaboração dos instrumentais metodológicos de coleta de dados e/ou informações necessários; Fase II- Pesquisa de campo- serão realizadas três viagens à campo: a primeira para reunião com os comunitários para apresentação do projeto de pesquisa e TCLE, mapeamento das lideranças locais, informantes chaves; a segunda viagem consiste na assinatura do TCLE, visitas domiciliares para aplicação dos Formulários, realização de registro fotográfico; e a terceira viagem para realização das entrevista semi-estrurada junto aos representantes de grupos domésticos com utilização de Registro Fonográfico e Fotográfico. A Fase III- Sistematização, Organização e Análise das Informações a elaboração do Relatório Parcial e Final do PIBICpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentServiço Socialpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2012pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas socioculturais-
dc.subjectCondições socioeconômicas-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVIÇO SOCIALpt_BR
dc.titlePráticas Culturais e Condições Socioeconômicas: um estudo de caso da comunidade de Julião na RDS do Tupépt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoServiço Socialpt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0102/2012-
dc.pibic.projetoPráticas Culturais e Condições Socioeconômicas: um estudo de caso da comunidade de Julião na RDS do Tupé-
dc.pibic.dtinicio2012-08-01-
dc.pibic.dtfim2013-07-31-
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

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