Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3413
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Antonia Silva Lima | - |
dc.creator | Arycia Giseli de Melo Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-23T15:26:53Z | - |
dc.date.available | 2016-09-23T15:26:53Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-31 | - |
dc.identifier.uri | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3413 | - |
dc.description.resumo | A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? A importância do trabalho com a diversidade étnica na educação infantil mostra-se pela necessidade de apresentar ás crianças pequenas as diferentes etnias que historicamente compõem o Brasil e como a variação existente dentro da sala de aula ou fora dela deriva disso. É natural as crianças questionarem porque são diferentes das outras, cabe ao professor saber como trabalhar esse tema, que se trabalhado de forma equivocada pode trazer consequências como a discriminação e o preconceito. Nesse contexto, o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) mostra-se de grande valia, propondo metodologias e recursos a serem utilizados referente ao tema diversidade étnica. Não instigar a criança a percorrer pelo campo que este eixo proporciona é subestimar sua capacidade de compreensão do meio em que vive. Precisamos enxergar de que forma o modo pensar e agir dos educadores e da escola está afetando a compensação de desigualdade dentro da nossa sociedade. Os profissionais da educação tem que ter claro o seu papel pedagógico de valorizar e ajudar a criança a valorizar o outro como ele é. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEAM | pt_BR |
dc.format | - | |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Métodos e Técnicas | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA PIBIC 2012 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAM | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diversidade étnica | - |
dc.subject | Desigualdades | - |
dc.subject | Estereótipos | - |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.pibic.curso | Pedagogia - CH Administração Escolar e Inspeçao Escolar no Ensino | pt_BR |
dc.pibic.nrprojeto | PIB-SA/0106/2012 | - |
dc.pibic.projeto | A diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? | - |
dc.pibic.dtinicio | 2012-08-01 | - |
dc.pibic.dtfim | 2013-07-31 | - |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Arycia Giseli de Melo Sousa.pdf | 530,62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.