Please use this identifier to cite or link to this item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3431
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gerson André Albuquerque Ferreira-
dc.creatorInara Machado Oliveira-
dc.date.accessioned2016-09-23T15:26:57Z-
dc.date.available2016-09-23T15:26:57Z-
dc.date.issued2013-07-31-
dc.identifier.urihttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3431-
dc.description.resumoA pesquisa pretende dar conta da dimensao teorica e pratica do valor em relaçao a praticas tradicionais de produçao do guaraná dos indios Sateré Mawe no Mercado Europeu, sobretudo, as dimensoes de valor relacionadas a questao da patente/selo de qualidade que funciona como um valor agregado ao produto anteriormente produzido e comercializado através de técnicas e processos tradicionais. Essas alteraçoes desdobram-se em uma crise (solidariedade) politica (prestigio dos tuxauas) e uma passagem muda da tradição pela dificuldade das antigas lideranças em compreender essa dinamica. Nesse sentido o projeto apresenta indagaçoes a respeito dos fundamentos da crise (dicotomia entre o tradicional e o moderno/tecnológico) e a predica missionaria (ideologia) do mercado _ italianos. o pressuposto é de que nesse processo está configurado uma nova modalidade de colonização (biopolítica), o neodesenvolvimentismo, a ressonância da prédica missionaria do mercado (paralelo da predica de dominação espiritual com a catequese empreendida pelos padres italianos domínio espiritual)pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAMpt_BR
dc.formatPDF-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Zootecnia e Ciências Sociais Aplicadas - Parintinspt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA PIBIC 2012pt_BR
dc.publisher.initialsUFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscurso publicitário, Política do silêncio, Formas de identidade-
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO VISUALpt_BR
dc.titleO discurso da ausência: estudo sobre as representações da cultura indígena no discurso publicitário do festival folclórico de Parintinspt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.pibic.cursoComunicação Social - Jornalismopt_BR
dc.pibic.nrprojetoPIB-SA/0134/2012-
dc.pibic.projetoO discurso da ausência: estudo sobre as representações da cultura indígena no discurso publicitário do festival folclórico de Parintins-
dc.pibic.dtinicio2012-08-01-
dc.pibic.dtfim2013-07-31-
Appears in Collections:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Sociais Aplicadas

Files in This Item:
File SizeFormat 
relatorio_inara_coriigido_2.pdf586,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.