Please use this identifier to cite or link to this item:
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3444
metadata.dc.type: | Relatório de Pesquisa |
Title: | Um estudo curricular do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de inclusão Social e Digital e suas relações com a formação para a introdução ao mundo do trabalho em bairros periféricos da cidade de Manaus |
metadata.dc.creator: | Vallace Chriciano Souza Herran |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Zeina Rebouças Corrêa Thomé |
metadata.dc.description.resumo: | A proposta de pesquisa em questão refere-se a um estudo da matriz curricular do Curso Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de inclusão Social e Digital e as relações deste com o mercado de trabalho. O curso que nos referimos foi implantado há cinco anos em dois centros comunitários da zona leste de Manaus, Grande Vitória e Jorge Teixeira. Nesta investigação científica iremos problematiza a experiência como orientador de aprendizagem no infocentro na vigência do projeto nos anos de 2011 e 2012, destacando tanto os obstáculos evidenciados na aplicação do material didático/pedagógico do currículo do curso e no ambiente virtual de aprendizagem da plataforma Moodle . Em busca do aprimoramento e da atualização dos conteúdos e metodologia da estrutura curricular. Para o alcance dos objetivos propostos buscaremos analisar criticamente a proposta curricular adotada no referido projeto em busca de expansão do ambiente virtual de aprendizagem pela atualização do material didático-pedagógico vigente. Nesse sentido o método a ser utilizado nesta pesquisa será o materialismo histórico dialético que oferecerá a base para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade a ser estudada, já que, os fatos sociais não podem ser compreendidos isolados de suas influências políticas, econômicas e culturais. Quanto à abordagem esta pesquisa se dará de forma qualitativa, aprofundando-se no mundo dos significados das ações e relações humanas. Quanto à forma, será crítica, pois no processo dialético de conhecimento da realidade, o que importa não é a crítica pela crítica, o conhecimento pelo conhecimento, mas, a crítica e o conhecimento crítico para uma prática que altere e transforme a realidade anterior no plano do conhecimento e, no plano histórico-social. Quanto ao caráter essa pesquisa será bibliográfica, visto a necessidade da ampliação da literatura para um estudo detalhado que nos leve a compreensão no que tange o estudo do currículo de projetos de pesquisas de inclusão social e digital e suas respectivas relações com a preparação para o mundo do trabalho. Quanto à análise qualitativa dos dados coletados, a interpretação e análise de conteúdo serão feitas na direção da perspectiva que orienta todo o processo do estudo, perspectiva dialética. Esperamos que o estudo contribua para a expansão e re-signicação social dos conteúdos da proposta curricular, ora adotada. |
Keywords: | Inclusão digital Matriz curricular Aprendizagem virtual |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
metadata.dc.language: | pt_BR |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFAM |
metadata.dc.publisher.department: | Métodos e Técnicas Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | PROGRAMA PIBIC 2012 |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3444 |
Issue Date: | 31-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.