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http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3444
Tipo de documento: | Relatório de Pesquisa |
Título: | Um estudo curricular do Projeto Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de inclusão Social e Digital e suas relações com a formação para a introdução ao mundo do trabalho em bairros periféricos da cidade de Manaus |
Autor(a): | Vallace Chriciano Souza Herran |
Orientador(a): | Zeina Rebouças Corrêa Thomé |
Resumo: | A proposta de pesquisa em questão refere-se a um estudo da matriz curricular do Curso Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de inclusão Social e Digital e as relações deste com o mercado de trabalho. O curso que nos referimos foi implantado há cinco anos em dois centros comunitários da zona leste de Manaus, Grande Vitória e Jorge Teixeira. Nesta investigação científica iremos problematiza a experiência como orientador de aprendizagem no infocentro na vigência do projeto nos anos de 2011 e 2012, destacando tanto os obstáculos evidenciados na aplicação do material didático/pedagógico do currículo do curso e no ambiente virtual de aprendizagem da plataforma Moodle . Em busca do aprimoramento e da atualização dos conteúdos e metodologia da estrutura curricular. Para o alcance dos objetivos propostos buscaremos analisar criticamente a proposta curricular adotada no referido projeto em busca de expansão do ambiente virtual de aprendizagem pela atualização do material didático-pedagógico vigente. Nesse sentido o método a ser utilizado nesta pesquisa será o materialismo histórico dialético que oferecerá a base para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade a ser estudada, já que, os fatos sociais não podem ser compreendidos isolados de suas influências políticas, econômicas e culturais. Quanto à abordagem esta pesquisa se dará de forma qualitativa, aprofundando-se no mundo dos significados das ações e relações humanas. Quanto à forma, será crítica, pois no processo dialético de conhecimento da realidade, o que importa não é a crítica pela crítica, o conhecimento pelo conhecimento, mas, a crítica e o conhecimento crítico para uma prática que altere e transforme a realidade anterior no plano do conhecimento e, no plano histórico-social. Quanto ao caráter essa pesquisa será bibliográfica, visto a necessidade da ampliação da literatura para um estudo detalhado que nos leve a compreensão no que tange o estudo do currículo de projetos de pesquisas de inclusão social e digital e suas respectivas relações com a preparação para o mundo do trabalho. Quanto à análise qualitativa dos dados coletados, a interpretação e análise de conteúdo serão feitas na direção da perspectiva que orienta todo o processo do estudo, perspectiva dialética. Esperamos que o estudo contribua para a expansão e re-signicação social dos conteúdos da proposta curricular, ora adotada. |
Palavras-chave: | Inclusão digital Matriz curricular Aprendizagem virtual |
Área de conhecimento - CNPQ: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | pt_BR |
País de publicação: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Amazonas |
Sigla da Instituição: | UFAM |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Métodos e Técnicas Faculdade de Educação |
Nome do programa: | PROGRAMA PIBIC 2012 |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3444 |
Data do documento: | 31-jul-2013 |
Aparece nas coleções: | Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Humanas |
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