Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3460
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Avaliação do uso de solução hipertônica à 3,5% e 7,5% no choque hipovolêmico visando a redução da lesão de isquemia e reperfusão no fígado de ratos
metadata.dc.creator: Julia Guimaraes Fernandes Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Raymison Monteiro de Souza
metadata.dc.description.resumo: A prevenção dos danos ocasionados pela isquemia e reperfusão hepática em vigência de um choque hipovolêmico ainda é uma missão desafiadora para os cirurgiões. Na tentativa de coibir estes danos, são adotadas medidas preventivas, como por exemplo, a prática da ressuscitação volumétrica à custa de administração de soluções expansoras plasmáticas. Este projeto tem por finalidade avaliar o papel protetor da administração de solução hipertônica nas concentrações de 3,5% e 7,5% nas lesões de isquemia e reperfusão hepática ocasionadas pelo choque hipovolêmico. Isto será obtido através da realização de um estudo experimental em animais que consistirá basicamente na indução de um estado de choque hipovolêmico em ratos, seguido pela infusão da solução estudada. Após isto será feita a análise de medidas de prova gerais que atestem melhora ou piora do quadro de choque hipovolêmico dentre as quais: a medida da diurese, aferição da pressão arterial, aferição da temperatura corporal dos animais, análise bioquímica da função hepática e finalmente será realizado o estudo histopatológico do fígado dos ratos para avaliar o grau de lesão hepática.
Palabras clave : Choque hipovolêmico, Lesão hepática, Solução hipertônica
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: CIRURGIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Clínica Cirúrgica
Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3460
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.