Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3487
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação do uso de medicamentos potencialmente inapropriados por idosos atendidos no centro de referência em saúde do idoso CAIMI Dr. Paulo César de Araújo Lima, Manaus-AM
Autor(a): Adriana Carla da Silva Costa
Orientador(a): Ana Cyra dos Santos Lucas
Resumo: O aumento da população idosa é acompanhado do aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas e psiquiátricas, que necessitam de tratamentos prolongados e contínuos, tornando os idosos grandes consumidores de medicamentos e gerando preocupações em termos de saúde pública. O organismo de pessoas idosas naturalmente apresenta modificações farmacocinéticas e farmacodinâmicas, que associado ao uso concomitante de vários fármacos, pode representar um risco à saúde. Aliado a este processo, automedicação representa um risco entre a população idosa, em virtude da possibilidade de ocorrência de reações adversas, bem como outros problemas relacionados aos medicamentos. Alguns estudos têm colaborado para demonstrar que alguns medicamentos específicos ou categorias devem ser evitados ou utilizados com cautela em pacientes idosos, visto que se associam a efeitos adversos, mortalidade e consequentemente maiores gastos públicos nos serviços de saúde. Um dos primeiros a identificar medicamentos inapropriados para idosos foi Beers et al. (1991), baseando-se nos seguintes critérios: polifarmácia (uso simultâneo de várias classes terapêuticas), substituição de fármacos (por opções mais eficazes e seguras) e medicamentos que caracterizavam uso indevido. Assim, foi considerado potencialmente inadequado quando um fármaco apresenta mais riscos à saúde do idoso do que benefícios. Considerando a falta de estudos epidemiológicos sobre o uso de medicamentos potencialmente inapropriados em idosos no estado do Amazonas e a relevância de tais informações para a gestão dos serviços de saúde, pretende-se avaliar a prevalência do uso desses medicamentos na população idosa atendida no Centro de Atenção a Melhor Idade (CAIMI) Paulo César de Araújo Lima e suas relações com demais fatores relacionados ao uso de medicamentos. Para tal, será utilizado questionário padronizado que deverá ser respondido por pessoas de 60 anos ou mais, cadastradas na referida unidade de saúde. Serão listados os medicamentos utilizados nos últimos 7 dias e estes serão agrupados por grupos farmacológicos. Também serão analisadas informações sobre uso concomitante com outros fármacos e automedicação. A entrada e análise estatística dos dados serão realizadas no programa Epi Info versão 6.04 e Excell 7.0. Serão conduzidas análises univariadas para descrição da distribuição das variáveis, análise bivariada para verificar associação entre os aspectos sócio-econômicos e o uso de medicamentos para destacar quais fatores influenciam o uso de medicamentos potencialmente inapropriados. Serão utilizados o teste do χ2, e para tabela 2 X 2, o teste Exato de Fisher ou razão de verossimilhança, segundo o caso, sempre considerando nível de significância de 95%. Considerando a relevância da promoção da saúde do idoso, espera-se obter conhecimento sobre o uso de medicamentos inapropriados em idosos atendidos em centro de referência em Manaus.
Palavras-chave: Idosos
Medicamentos
Epidemiologia
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3487
Data do documento: 31-jul-2013
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFinalS62.pdf551,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RFinalS62.pdf.txtExtracted text30,77 kBTextVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.