Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3497
metadata.dc.type: Relatório de Pesquisa
Título : Prospecção de flavonóides inibidores enzimáticos em extratos de Struthanthus sp parasita da munguba e Phthirusa sp parasita do ingá
metadata.dc.creator: Clycia Anaíze Nobre de Nazaré
metadata.dc.contributor.advisor1: Renata Takeara
metadata.dc.description.resumo: Os flavonóides apresentam atividades antioxidantes, inibidores de enzimas, antialérgicos, antiinflamatório, antiviral e anticarcinogênicos. Eles são encontrados em abundância em angiospermas, onde ocorrem com enorme diversidade estrutural. Dentre as angiospermas, Loranthaceae é uma família botânica composta de 70 gêneros e 950 espécies, e ocorrem principalmente nas regiões tropicais. É uma família de epífitas hemiparasitas, arbustivas que cresce aderida ao caule e/ou ramos das árvores, através de haustórios (um sistema de raiz), que penetram na madeira do hospedeiro de onde obtêm nutrientes e água. São utilizadas no mundo inteiro para tratarem diversas enfermidades, tais como, problemas respiratórios, artrites, debilidade nervosa, diabetes, inflamações, hemorróidas e alguns tipos de câncer. As espécies são conhecidas, no mundo, com os nomes populares de erva-de-passarinho, visgo, muerdago, matapalo, mistletoe. Os principais tipos de substâncias encontrados nas famílias Viscaceae e Loranthaceae são terpenos, lignanas, flavonóides, além da descrição da presença de carboidratos, ácidos graxos, ácidos aminados, fenilpropanóides, taninos e alcalóides. Na Amazônia brasileira, destaca-se o estudo realizado por Guimarães (2005) que identificou flavonóides presentes em folhas de Cladocolea micrantha (Loranthaceae), uma espécie medicinal utilizada por populares no tratamento não convencional do câncer e de processos inflamatórios. A presença dessas substâncias em Loranthaceae poderia apoiar a utilização medicinal de algumas espécies da família. A capacidade inibitória de enzimas pode ser utilizada de forma benéfica no tratamento da obesidade, diabetes, entre outras doenças. Sendo assim, o objetivo desse projeto é analisar a presença de fenólicos e atividade inibidora de enzimas em extratos de Struthanthus parasita da munguba e Phthirusa parasita do ingá. As folhas serão coletadas à margem direita do rio Amazonas. Em seguida, elas serão secas e trituradas. O material seco e moído será extraído com etanol e em seguida será concentrado até remoção de todo solvente. Serão preparados também extratos aquosos por meio de infusão e decocção. Os extratos secos serão analisados através de ensaios cromáticos usuais utilizando-se os reagentes convencionais para detecção de grupos fenólicos específicos e em placas cromatográficas de gel sílica. O perfil químico será obtido direcionando-se o protocolo para avaliar a presença de flavonóides, usando-se para isso reagentes reveladores específicos. Os ensaios serão realizados no Laboratório de Ensaios Biológicos da Faculdade de Farmácia (UFAM) sob responsabilidade do Professor Doutor Emerson Silva Lima. A atividade inibidora de amilase será determinada pelo método iodométrico segundo Wilson & Ingledew (1982) com modificações. O ensaio de inibição da enzima α-glucosidase será realizado segundo a metodologia de Andrade-Cetto (2008).
Palabras clave : Fenólicos, Flavonóides, Loranthaceae
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMACOGNOSIA
metadata.dc.language: pt_BR
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Amazonas
metadata.dc.publisher.initials: UFAM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA PIBIC 2012
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3497
Fecha de publicación : 31-jul-2013
Aparece en las colecciones: Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.