Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3572
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Crescimento e características morfoanatômicas de plantas jovens de Ochroma pyramidale (Cav. Ex Lamb). Urb submetidas à fertilização fosfatada em ambientes contrastantes de irradiância
Autor(a): Ana Flávia Monteiro de Souza
Orientador(a): Marciel José Ferreira
Resumo: Dentre as espécies florestais indicadas para reflorestamento destaca-se a Ochroma pyramidale, que tem sido utilizada por apresentar rápido crescimento e tolerância a alta irradiância. Ochroma pyramidale é uma espécie tipicamente pioneira, que se desenvolve bem em ambientes a pleno sol. O rápido crescimento de mudas de Ochroma pyramidale faz desta espécie útil em plantios e em projetos de reflorestamento, principalmente, quando plantada com espécies sucessionais tardias, pois fornece sombreamento às mudas de crescimento lento e melhora a fertilidade do solo pela prevenção da perda de nutrientes. Na Amazônia central esta espécie pode alcançar 11 m de altura e 10 cm de diâmetro à altura do peito em 3 anos de plantio, mas seu ciclo de vida é curto, de 15 a 20 anos. A espécie, também é indicada para a recuperação de áreas degradadas e melhoramento de solos, devido as suas altas taxas de crescimento e tolerância à luz direta. Muitos estudos têm sido desenvolvidos de modo a avaliar o comportamento das espécies em ambientes com diferentes gradientes de luz. Estes estudos são importantes para a seleção de espécies com maior plasticidade em ambientes alterados, no qual espécies que apresentam maior taxa de fotossíntese e tolerância à alta irradiância e maior assimilação de CO2, são mais indicadas para projetos de recuperação de áreas alteradas. Do ponto de vista nutricional, os nutrientes possuem função específica e por isso são essenciais ao metabolismo da planta. Contudo, de maneira mais específica e sem tirar a importância dos demais macro e micronutrientes, o fósforo (P) é um nutriente considerado determinante no crescimento das plantas, uma vez que tem considerável importância no metabolismo do carbono, bem como na formação de açúcares fosfatados. Portanto, neste projeto pretende-se investigar os efeitos da fertilização fosfatada e da irradiância no crescimento de plantas jovens de O. pyramidale quando submetidas a níveis contrastantes de irradiância e dois níveis de fósforo no substrato de crescimento. Para tanto, as hipóteses científicas a serem estudadas são: (i) Plantas de O. pyramidale apresentarão diferentes estratégias quanto a alocação de biomassa entre seus órgãos (folha, caule e raiz) e investimento em área foliar nos diferentes ambientes de luz e sob diferentes níveis de fertilização fosfatada; (ii) a fertilização com fósforo promoverá aumento no potencial de acúmulo de biomassa em ambos os ambientes de luz.
Palavras-chave: Pau-de-balsa
Luz
Fósforo
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Florestais
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3572
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Flávia Monteiro de Souza.pdf424,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.