Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3651
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: O ambiente natural e a percepção dos gestores no processo de criação e gestão da Área de Proteção Ambiental Encontro das Águas, Iranduba-AM
Autor(a): David Franklin da Silva Guimarães
Orientador(a): Marcileia Couteiro Lopes
Resumo: As Unidades de Conservação foram criadas como estratégia para a conservação, preservação e redução dos impactos ambientais em áreas de visível importância ambiental. Em Iranduba foi criada em 2000 a Área de Proteção Ambiental Encontro das Águas pela Lei Municipal de número 041/2000, uma unidade de conservação municipal para a conservação de grande parte do município de Iranduba. A gestão desta APA Encontro das Águas é da Prefeitura Municipal de Iranduba. Desde a criação desta UC poucos projetos foram realizados nesta APA para a promoção da conservação deste local. O presente trabalho tem como objetivo compreender a visão dos gestores públicos no processo de criação e gestão da Área de Proteção Ambienta Encontro das Águas em Iranduba-Amazonas, através da percepção ambiental. Serão realizadas entrevistas semi estruturadas com as pessoas que participaram do processo de criação da APA Encontro das Águas, assim como pessoas ligadas a atual gestão desta UC. A autorização das entrevistas será realizada mediante consentimento verbal e escrito individual através de termo por escrito. Serão realizadas visitas para as entrevistas e observações diretas da área em estudo para conhecimento da realidade da APA Encontro das Águas. Com as informações coletadas em campo e posterior transcrição, serão feitas leituras para observar as categorias que irão surgir durante a análise dos discursos dos sujeitos em relação às percepções sobre a questão ambiental local.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Gestão e conservação da natureza
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Florestais
Faculdade de Ciências Agrárias
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3651
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica-Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RELÁTORIO_FINAL_PIBA_0119_2013_(1).pdf970,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.