Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3684
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Germinação de sementes e desenvolvimento de plântulas de Laetia corymbulosa (Salicaceae), espécie de várzea, em diferentes substratos
Autor(a): Kathelen Janser Ferreira Guerra
Orientador(a): Astrid de Oliveira Wittmann
Resumo: Áreas de floresta periodicamente inundáveis por rios de água branca, várzeas, são as florestas preferidas do ponto de vista da exploração madeireira na Amazônia, tanto pela facilidade de acesso, o que minimiza os custos de exploração, quanto pela facilidade de transporte de toras, que flutuam ao logo do rio. Aliado a isso, a falta de fiscalização pelos órgãos responsáveis, que não possuem pessoal suficiente para monitorar toda a extensão dos grandes rios, bem como todos os seus afluentes. Isto acarreta uma exploração que se dá de forma mais rápida do que o avanço do conhecimento biológico sobre as espécies ali exploradas. É preciso então, de modo urgente, aumentar o número de informações disponíveis sobre tais espécies, e desta forma munir os projetos de manejo sustentável, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas com informações científicas sobre a reprodução e suas chances de estabelecimento no ambiente. Assim, o presente estudo tem como objetivo gerar conhecimento sobre a reprodução de espécies madeireiras sobreexploradas em florestas de várzea, por meio da germinação de sementes e do desenvolvimento de plântulas de Virola surinamensis (Rol. Ex Rottb.) Warb. e Ocotea cymbarum Kunth.
Palavras-chave: Germinação
Espécies sobreexploradas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: BOTÂNICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Biologia
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3684
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kathelen Janser Ferreira Guerra.pdf421,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.