Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3729
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Etnoictiologia do pirarucu Arapaima gigas segundo pescadores ribeirinhos e sua aplicação no manejo participativo da pesca no Lago Canaçari, Amazonas
Autor(a): Rayanna Graziella Amaral da Silva
Orientador(a): Samantha Aquino Pereira
Resumo: A importância do conhecimento produzido e transmitido oralmente pelos pescadores e seu papel nos programas de manejo pesqueiro têm recebido atenção especial dos pesquisadores de várias regiões do mundo (DIEGUES, 2004). Esse conhecimento e as práticas associadas orientam e sustentam o funcionamento de sistemas de manejo comunitário e está na base das decisões e estratégias de pesca. Asim, o presente projeto pretende avaliar o conhecimento tradicional dos pescadores ribeirinhos do lago Canaçari sobre as estratégias de manejo do Arapaima gigas atrelado à dinâmica da organização comunitária visando gerar informações para subsidiar estratégias para o monitoramento do manejo do pirarucu. Os dados serão obtidos por meio do levantamento primário será realizado através de entrevistas envolvendo 50 % do total de pescadores das comunidades localizadas no Lago do Canaçari, no qual será aplicado um questionário semiestruturado. As entrevistas serão realizadas individualmente, sendo registradas por um gravador portátil, e em seguida inseridas em um banco de dados. Os dados serão analisados mediante estatística descritiva.
Palavras-chave: Manejo do pirarucu
Etnoictiologia
Pescadores ribeirinhos
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: ECOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3729
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rayanna Graziella Amaral da Silva.pdf636,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.