Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3734
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Avaliação da ação de frações isoladas de Loranthacea em modelos de indução de lesão gástrica e inflamação crônica.
Autor(a): Milena Costa Pessoa
Orientador(a): Cinthya Iamille Frithz Brandão de Oliveira
Resumo: A família Loranthaceae, tem sido alvo de pesquisa do grupo liderado pelo Prof. Anderson Cavalcanti Guimarães (ICET/UFAM) colaborador desta pesquisa -, tem conseguido isolar várias substâncias ainda não estudadas farmacologicamente e por se tratar de uma espécie que se adapta facilmente ao ambiente amazônico, este estudo pode vir a contribuir com a bioprospecção de fitoterápicos da região norte do país. O conhecimento da relação entre plantas e tratamento de doenças tem contribuído para uma nova geração de terapia, que inclui fármacos derivados de plantas, o uso da própria planta ou de suas partes, dietas suplementares e alimentos funcionais. Apesar do aumento de estudos nessa área, os dados disponíveis revelam que apenas 15 a 17% das plantas foram estudadas quanto ao seu potencial medicinal. As espécies de Loranthaceae são hemiparasitas de distribuição cosmopolita e, juntamente com algumas outras espécies da mesma ordem, Santalales, constituem o mais expressivo grupo de plantas parasitas da flora mundial, com cerca de 80 gêneros e mais de 1.200 espécies. Algumas plantas possuem potencial farmacológico e a cultura popular refere-se a espécies de Struthanthus como úteis no combate à pneumonia devendo-se para isso utilizar em maceração as plantas que se encontram sobre os hospedeiros sem espinhos. Na perspectiva de contribuir com a meta da utilização de plantas medicinais, de forma racional e segura, esta pesquisa visa o uso da medicina alternativa aliada ao conhecimento popular e com comprovação científica, retornando à comunidade amazônica informações quanto ao uso desta substância com possível potencial fitoterápico.
Palavras-chave: Erva de passarinho
Processos inflamatórios
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FARMACOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3734
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Milena Costa Pessoa.pdf597,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.