Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3737
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização genética das espécies do gênero Pyrrhulina (Characiformes: Lebiasinidae) em igarapés e poças na Reserva Florestal Adolpho Ducke - perspectivas da distribuição genética e dinâmica de igarapés
Autor(a): Kácia Araújo do Carmo
Orientador(a): Natasha Verdasca Meliciano
Resumo: No intuito de avaliar a distribuição da variabilidade genética existente nas populações das espeçies de Pyrrhulina spp. (Characiformes: Lebiasinidae), grupo de organismos de pequeno porte e ampla distribuição entre ambientes relacionados aos igarapés, optou-se por utilizar marcadores tipo RAPD, pois são marcadores arbitrários, polimórficos, inexpecíficos e abrangem todo o genoma sem a necessidade de equipamentos e tecnologias moleculares muito sofisticadas e conhecimento prévio de genoma alvo, podendo-se encontrar altos níveis de polimorfismos, possibilitando análises populacionais abrangentes de maneira rápida, simples, confiável e relativamente barata, quando comparados com outros métodos marcadores de DNA. A caracterização destas espécies se faz importante porque auxiliam nas pesquisas que pretendem acessar a variabilidade genética e estrutura populacional de organismos habitantes de ambientes tão pouco estudados sobre este aspecto, como os igarapés, servindo na eluciadação de dinâmica e comportamento biológico de espécies associados as condições inerentes destes ambientes. As espécies P. brevis e P. laeta (Characiformes: Lebiasinidae) possuem pequeno porte, que é o biótipo da maioria das espécies de peixes de igarapés, característico da bacia Amazônica, sendo o ciclo reprodutivo das espécies, servindo como fonte energética primária ou de base, berçário e refúgio durante as épocas de cheia e vazante, funcionando, também, como o principal sistema de manutenção biológica, drenagem e irrigação dos grandes rios, auxiliando na qualidade dos estoques pesqueiros, cuja comunidade ribeirinha e comerciantes regionais são dependentes para a sobrevida e trabalho. Contudo, por serem pequenos e numerosos estes ambientes ainda são negligenciados e continuam tendo sua dinâmica desconhecida, tendo dados de origem genética quase que inexistente. Diversos estudos têm sido feito quanto à ocupação dos nichos pelas as espécies e as mudanças nas diversidades e abundância das espécies ao longo das estações climáticas da Amazônia, no entanto nenhum estudo ao nível genético tem sido feito avaliando a relação entre os indivíduos de uma espécie presente tanto em poças quanto no curso dos rios e sua capacidade de locomoção e transposição de supostas barreiras biológicos de espécies de peixe com pequeno porte, que é o biótipo da maioria das espécies de peixes de igarapés. Dessa forma, elucidações sobre o relacionamento genético entre indivíduos de uma espécie como modelo pode significar informações sobre hábitos e capacidades biológicas de muitas espécies de peixes de igarapés.
Palavras-chave: Peixes de igarapés
Pyrrhulina
RAPD
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: GENÉTICA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3737
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
RF_PIB-B01242013_30072014.pdf888 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.