Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3823
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Mapeamento geológico do trecho do Rio Jatapu, entre o Rio Amazonas e o Igarapé Sorva, borda norte da Bacia do Amazonas
Autor(a): Raul Oliveira Alves
Orientador(a): Emilio Alberto Amaral Soares
Resumo: A Bacia do Amazonas é limitada a norte pelo Escudo das Guianas, a sul pelo Escudo Brasil Central, a leste pelo Arco de Gurupá e a oeste pelo Arco de Purus, apresentando uma área de aproximadamente 500.000 km2. A geologia da borda norte desta bacia ainda é pouco conhecida quando comparada com a borda sul, devido principalmente a extensa cobertura de vegetação e dificuldade de acesso por rios e estradas. No Estado do Amazonas, os dados geológicos da borda norte limitam-se, em grande parte, aos arredores da BR-174 no município de Presidente Figueiredo. Os dados geológicos disponíveis do trecho inferior do Rio Jatapu, foi definido nos mapas regionais da CPRM (Serviço Geológico do Brasil) na escala de 1:100.000.000. Nesta região, de sul para norte, ocorrem rochas sedimentares das formações Alter do Chão (Cretáceo), Nova Olinda (Carbonífero), Barreirinha (Devoniano), Maecuru (Devoniano) e do Grupo Trombetas (Ordovincio-Devoniano), dispostos em faixas subparalelas de direção geral E-W. Em geral, essas unidades geológicas são constituídas de arenitos, conglomerados, pelitos, carbonatos e sais, em diferentes proporções. Devido a falta de estudos geológicos detalhados na região de Presidente Figueiredo, este Projeto de PIBIC visa realizar o mapeamento geológico de detalhe do Rio Jatapu, no trecho entre o Rio Amazonas e o Igarapé Sorva (Mina de Cimento da NASSAU), visando individualizar as unidades litoestratigráficas aflorantes neste trecho do rio, fazendo uso de produtos de sensores remotos aliados a estudos sedimentológicos e estratigráficos. Este PIBIC é parte integrante do projeto Estudos geológicos de unidades sedimentares silurio-devoniano da região de Presidente Figueiredo, borda norte da bacia do amazonas (Aprovado pelo CNPq 2011).
Palavras-chave: Rio Jatapú
Borda Norte
Bacia do Amazonas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: GEOCIÊNCIAS
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Geociências
Instituto de Ciências Exatas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3823
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.