Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3991
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Comparação da resistência inspiratória e da atividade eletromiográfica durante a utilização do incentivador respiratório a fluxo e a volume em indivíduos jovens saudáveis
Autor(a): Alessandra Nascimento Brito
Orientador(a): Guilherme Peixoto Tinoco Areas
Resumo: Introdução: A utilização do incentivador respiratório tem sido uma prática vastamente utilizada na fisioterapia respiratória, sendo divididos em incentivadores respiratórios a fluxo como a volume. Mesmo sendo bastante utilizado, pouco se sabe sobre a resistência produzida por esses dispositivos. O objetivo do estudo é avaliar a resistência inspiratória provocada pelos aparelhos incentivadores e a atividade muscular respiratória. Materiais e métodos: 15 indivíduos saudáveis e sedentários serão convidados a participar do estudo. Será avaliado a resistência dos dispositivos durante 3 manobras respiratórias controladas por respirações de 2 segundos inspiratórios e 3 segundos expiratórios (12 rpm) com um manômetro de pressão acoplado ao aparelho. Além disso, a atividade elétrica muscular será analisada através da eletromiografia de superfície dos músculos esternocleidomastóide durantes a realização dos exercícios. A ordem dos exercícios será realizada através da randomização por envelope opaco. Análise estatística: Os valores serão tabulados em média ± EPM. Para determinar a distribuição normal será usado o teste de Shapiro - Wilk. Para analisar os valores não pareados será utilizado o teste de ANOVA post hoc Bonferroni. Será aceito como significante o p < 0.05.
Palavras-chave: Exercício respiratório
Incetivador respiratório
EMG
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3991
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra Nascimento Brito.pdf328,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.