Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4012
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Caracterização e Relação do estado nutricional e pé plano valgo-flexível em crianças de 3 a 5 anos no Município de Manaus/AM
Autor(a): Keysy Karoline Souza Andrade
Orientador(a): Ayrles Silva Gonçalves Barbosa Mendonça
Resumo: À medida que há o ganho de peso com a idade, a força das estruturas ligamentares e musculares aumenta e, por volta dos 5 aos 6 anos de idade, inicia-se o desenvolvimento dos arcos plantares fixos. Existem diversos fatores que podem influenciar a formação do arco plantar, como a idade, o gênero, a existência de tecido gorduroso na face interna do pé, a imaturidade das estruturas ligamentares e musculares, o excesso de peso e o padrão de marcha. Alguns desses fatores podem ser modificáveis, evitando assim o desenvolvimento de anomalias podais. Crianças com sobrepeso e/ou obesas apresentam abdomens proeminentes e tendem a desenvolver pés planos, como mecanismo para equilibrar o excesso de peso. Esses transtornos, se não tratados adequadamente, vão acompanhar a pessoa por toda a vida, mesmo que o peso seja normal. Portanto, o presente trabalho visará identificar alterações nutricionais e de conformação de arco plantar de crianças na faixa etária, na qual ainda há a possibilidade de atuação para prevenir a fixação de pé plano relacionado ao excesso de peso, assim como, traçar um perfil epidemiológico de crianças com essa faixa etária que estejam obesas ou com sobrepeso, relacionando este estado nutricional com alteração ortopédica do tipo pé plano.
Palavras-chave: Pé plano
Crianças
Estado nutricional
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4012
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.