Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4014
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise da concentração de iônica de flúor em dentifrícios armazenados em escolas participantes do Programa de Saúde na Escola
Autor(a): Jéssica Bandeira Matias
Orientador(a): Flávia Cohen Carneiro
Resumo: O declínio na prevalência de cárie observado ao longo das últimas décadas do século XX tem sido atribuído principalmente ao uso de dentifrício fluoretado, pois este alia a remoção mecânica do biofilme dental à exposição constante ao fluoreto. No entanto, dependendo da formulação, das condições e do tempo de armazenamento do dentifrício, parte do fluoreto presente pode estar inativo, reduzindo sua efetividade no controle da cárie dentária. Este será um estudo prospectivo, cujo objetivo será analisar em laboratório a efetividade de dentifrícios fluoretado armazenados ao longo de seis meses em escolas. O estudo faz parte de uma pesquisa de campo desenhada para avaliar um programa de promoção de saúde bucal desenvolvido em escolas Estaduais do Município de Careiro da Várzea/AM. Será feita a análise da concentração de flúor total, flúor solúvel e flúor iônico em amostras dos dentifrícios armazenados em três tempos distintos: na aquisição do dentifrício (baseline); após três meses e após seis meses de armazenamento dos mesmos. A concentração será determinada utilizando-se um eletrodo específico (Orion 96-09) acoplado a um analisador de íons (Orion 720-A), calibrados com padrões conhecidos em concentrações de 2,0 a 32,0 ppmF. Os resultados obtidos ao longo das mensurações serão analisados em relação a sua distribuição e normalidade (Teste de Shapiro-Wilk) e, se os pressupostos da análise paramétrica forem atendidos, será utilizada a análise de variância 2 fatores (Anova-2way), seguida do teste de Tukey para comparação entre as médias. Os fatores a serem considerados serão: 1. tempo; 2. condições de armazenamento/escola.
Palavras-chave: Dentifrícios
Flúor
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4014
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jéssica Bandeira Matias.pdf437,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.