Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4016
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: Análise da concentração do flúor na saliva de escolares submetidos a um programa de promoção de saúde nas escolas
Autor(a): Cláudia Said Azevedo
Orientador(a): Flávia Cohen Carneiro
Resumo: A saliva tem papel fundamental nos processos de desmineralização e remineralização que caracterizam a doença cárie. Esse fato se deve, entre outras coisas, à sua capacidade tampão e é potencializado pela presença do fluoreto no meio, que não impede que ocorra a dissolução mineral, mas minimiza a quantidade perdida. Desta forma, esta pesquisa será um estudo prospectivo, para análise laboratorial da saliva, coletada de escolares em um programa de promoção de saúde bucal desenvolvido em escolas, como parte de um estudo de intervenção do tipo ensaio de campo. O estudo de intervenção faz parte de um projeto de pesquisa amplo já aprovado pelo CEP/UFAM e financiado pelo CNPq, que tem o objetivo de analisar um programa de promoção de saúde bucal nas escolas, testando duas abordagens distintas aos escolares, na qual em um grupo além da distribuição de escovas de dente e dentifrícios fluoretados, também haverá a construção de escovódromos nas escolas e a mudança da rotina escolar, enquanto o outro grupo apenas receberá as escovas de dente e o dentifrício fluoretado. O objetivo específico desta pesquisa será determinar a concentração de fluoreto presente na saliva, dos escolares ao longo do tempo de intervenção (6 meses) e comparar essa concentração entre os escolares das escolas inseridas no programa. Para isso, pelo menos 1,0 mL de saliva não estimulada será coletada de cada escolar das escolas participantes do programa. A coleta será realizada em 3 momentos distintos: antes do início da intervenção, 3 meses após a intervenção e 6 meses após o início da intervenção. Após a coleta, as amostras de saliva serão transportadas sob refrigeração, armazenadas e congeladas, até que seja realizada a análise. As amostras de saliva serão preparadas pela adição de 0,1 mL de TISAB III para 1,0 mL de saliva. A concentração de flúor nestas amostras será obtida por meio de um eletrodo específico para íon F (Orion 96-09) acoplado a um analisador de íons (Orion 720-A), sendo calculada a partir da regressão linear das curvas de calibração, obtidas por padrões com concentrações de flúor variando de 0, 03125 a 1,0 ppm F, além do padrão teste e Blank. Os resultados obtidos serão analisados em relação a sua distribuição e normalidade (Teste de Shapiro-Wilk) e, se os pressupostos da análise paramétrica forem atendidos, será utilizada a análise de variância 2 fatores (Anova-2way), seguida do teste de Tukey para comparação entre as médias. Os fatores a serem considerados serão: 1. tempo; 2. intervenção escolar.
Palavras-chave: Saliva
Dentifrícios
Flúor
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ODONTOLOGIA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4016
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cláudia Said Azevedo.pdf197,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.