Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4018
Tipo de documento: Relatório de Pesquisa
Título: A experiência de mulheres ribeirinhas com câncer de colo uterino em tratamento quimioterápico: um instrumento do melhor cuidar em saúde
Autor(a): Vanessa Cristina Lina Teixeira
Orientador(a): Rosana Pimentel Correia
Resumo: O câncer de colo uterino se configura como um importante problema de saúde pública, principalmente no estado do Amazonas, que apresenta alta incidência desta doença. Sabendo-se que o estado de doença é influenciado pelo bem-estar físico e psico-social de uma pessoa, abrangendo não só suas relações interpessoais com familiares, amigos e com o próprio profissional de saúde como também consigo mesmo, se destaca o papel da escuta, principalmente ao que se refere ao profissional médico, que deve considerar a escuta dentro da complexidade cultural e social das mulheres amazônicas que possuem um conjunto de crenças e aspectos sócio- culturais que impactam nas suas escolhas e na adesão ao tratamento. Por isso, o objetivo deste estudo é compreender os processos e sentimentos de mulheres do interior do amazonas em tratamento na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas durante a vivência da doença câncer de colo de útero. Trata-se de um exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, usando como referencial teórico metodológico a Fenomenologia Social de Alfred Schütz. Os dados serão coletados nos meses de setembro e outubro, através de foto-elicitação e entrevista de profundidade com mulheres do interior do Amazonas em tratamento quimioterápico na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas.Com base nos resultados espera-se Sensibilizar os prestadores de cuidados de saúde sobre a importância do maior entendimento e reflexão do contexto no qual o paciente experimenta saúde, doença, tratamento.
Palavras-chave: Câncer de Colo do Útero
Experiência de vida
Amazonas
Área de conhecimento - CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: SAÚDE COLETIVA
Idioma: pt_BR
País de publicação: Brasil
Editor: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da Instituição: UFAM
Faculdade, Instituto ou Departamento: Saúde Coletiva
Faculdade de Ciências da Saúde
Nome do programa: PROGRAMA PIBIC 2013
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4018
Data do documento: 31-jul-2014
Aparece nas coleções:Relatórios finais de Iniciação Científica - Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Cristina Lina Teixeira.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.